Se você já está acostumado a lidar com o SEO, deve saber a importância de fazer uma boa pesquisa de palavras-chave para obter uma boa taxa de cliques e impressões em seu site.
Fazer essa pesquisa com grande frequência, especialmente na hora de criar as pautas para as suas postagens, pode também agregar em qualidade aos seus conteúdos e oferecer insights sobre o que seus concorrentes estão fazendo.
A seguir, iremos falar um pouco mais sobre a importância deste recurso e como realizar a pesquisa da melhor maneira.
O Que é Uma Pesquisa de Palavras-Chave?
Quando alguém possui um blog profissional, esta pessoa sabe que não há tempo a ser perdido com assuntos que não são relevantes para o seu público. Ela sabe que é necessário entregar algo que seja atraente e que gere engajamento.
E, geralmente, as pessoas chegam ao site institucional e ao blog da empresa através de uma pesquisa feita no Google.
No entanto, uma busca pode ser feita de formas bastante diferentes e, para saber a melhor forma de preparar o seu conteúdo, é preciso fazer uma pesquisa de palavras-chave.
Isso fará com que você identifique os termos mais utilizados sobre o assunto do qual você quer tratar. E mais, isso ajudará você a identificar se esse assunto é relevante ou não.
Por Que Fazer uma Pesquisa de Palavras-Chave?
A pesquisa de palavras-chave é uma coleta de dados estatísticos que irão indicar os caminhos para uma estratégia mais eficiente para ter mais tráfego orgânico. Em outras palavras, ela garante mais acessos ao seu site.
Entre as informações que você pode apurar, estão:
- Descobrir novos assuntos: É sempre um desafio apurar temas para novos textos e apurar palavras-chave pode facilitar bastante o processo criativo.
- Monitorar os rankings: Ao fazer um levantamento, é possível verificar quais assuntos possuem maior volume de busca, qual é a dificuldade em fazer um bom rankeamento sobre aquele assunto e ver quais páginas estão em primeiro.
- Analisar os concorrentes: Já que mencionamos a concorrência, essa é a melhor oportunidade para analisar qual a estratégia eles adotam e se vale a pena utilizar isso como referência ou inspiração para construir seu conteúdo.
- Aprimorar sua estratégia: Nesta etapa, você pode identificar oportunidades de backlinks para criar sua estratégia de link building e atrair mais tráfego para seu site.
Sites que não fazem pesquisa de palavras-chave não conseguem aparecer primeiro nas pesquisas do Google quando os termos possuem um alto fluxo de busca.
Por exemplo, se você quiser escrever sobre automóveis, mas não fez uma busca para ver qual termo é o mais buscado e que possui menos concorrência, a chance de seu conteúdo aparecer nos primeiros lugares é quase zero.
Se você se interessa por SEO e quer desenvolver técnicas para seus textos se destacarem, saiba que este é um pilar indispensável para as suas estratégias.
Tipos de Palavra-Chave
Existem várias formas de levantar uma boa palavra-chave, que podem ser definidas basicamente em duas maneiras: head tail e long tail.
Head Tail
São termos mais sucintos, podendo, muitas vezes, até ser uma única palavra. Por ser um termo que é mais genérico, costuma receber um fluxo mais alto de pesquisas.
Voltando ao exemplo do “automóvel”: este termo é muito mais buscado do que “automóveis de 2005”.
E, por ser mais buscado, a concorrência por este termo também é maior, o que demanda um trabalho rigoroso de redação de conteúdo e também de construção de autoridade da página.
O fato de esses termos serem mais genéricos acaba atraindo um público menos qualificado, o que pode ser ruim para as marcas que querem atingir um determinado nicho de clientes, mas é excelente para quem quer ter mais visibilidade.
Para se manter no topo, textos que usam head tail demandam atualizações constantes, pois o Google valoriza conteúdos atualizados.
Long Tail
Os termos long tail são palavras-chaves mais longas e que oferecem mais detalhes sobre o que o público está procurando, mas geralmente possuem menos acessos.
Isso não quer dizer que é uma opção pior, pois uma boa palavra-chave não é necessariamente a mais buscada, e sim aquela que consegue entregar o que a pessoa está buscando.
Por exemplo, se você vai publicar uma receita de bolo para festa, sua palavra-chave não deve ser “bolo” apenas porque é a mais buscada, afinal, há várias pessoas querendo uma receita que não tem a ver com a sua.
Em alguns casos, pode ser melhor optar por long tails menos buscadas, mas que a chance de conseguir um clique é maior. Afinal, além de entregar algo mais próximo do que a pessoa está buscando, a concorrência por esses termos é menor.
Essas características são boas especialmente para empresas que estão focadas em um determinado nicho de clientes, por exemplo.
Como Fazer Pesquisa de Palavras-Chave
Selecione sua ferramenta
Não há outro modo de saber se uma palavra-chave corresponde às suas expectativas sem contar com uma boa ferramenta para averiguar se o termo é bom para o seu conteúdo ou não.
E se não for, o que fazer? Bem, as ferramentas também sugerem palavras-chave relacionadas ao que você está pesquisando e te ajudam a identificar outras alternativas que podem ser melhores.
Você pode utilizar ferramentas como:
- Keyword Planner (que é o planejador de palavras-chave do Google);
- SEMRush;
- Uber Suggest.
Há outras ferramentas disponíveis, mas qualquer uma dessas pode auxiliar bastante no seu objetivo.
Utilize a ferramenta que você escolheu
É claro que essas ferramentas possuem algumas diferenças entre si, mas as etapas principais são bastante parecidas.
Você precisará criar projetos que requerem algumas informações para, aí sim, fazer a sua pesquisa por palavras-chave:
- Preencha os dados sobre o site para o qual você está fazendo pesquisa de palavras-chave;
- Faça a segmentação de qual local você quer obter dados. Você pode selecionar um país ou optar apenas por um estado ou cidade;
- Forneça as informações adicionais que forem requisitadas para utilizar outros recursos da ferramenta que você escolheu.
Após concluir este processo, você já poderá fazer sua pesquisa, analisar o volume de buscas de uma palavra-chave, o nível de dificuldade em relação à concorrência e quais termos relacionados ela possui.
Crie sua pauta
Agora que você já obteve os dados que precisava, é hora de separar as pautas que observou que possuem os melhores desempenhos e verificar se estão alinhadas à sua persona.
A partir das informações que obteve, você poderá criar a sua pauta e identificar o que precisa saber para criar o seu próximo conteúdo, onde é preciso fazer pesquisa e quais materiais você usará como referência.
Quando juntar todas as informações que você já tem, e quais ainda precisa obter, você já terá a sua pauta em mãos.
Agora, mãos à obra! Ao final da sua pesquisa de palavras-chave, você já terá feito o levantamento necessário para agregar qualidade à sua postagem.
Conclusão
A pesquisa de palavras-chave é um pilar do SEO de conteúdo e ajuda a definir quais temas são relevantes para a criação de postagem. Através dela é possível identificar o volume de buscas, o nível de dificuldade de rankeamento e os sites em primeiro lugar.
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