5 Boas Práticas de SEO Para o Seu Site

5 Boas Práticas de SEO Para o Seu Site

Conhecer boas práticas de SEO para o seu site é uma forma de manter suas noções atualizadas sobre aquilo que há de mais eficiente na atração de tráfego para o seu site.

E é muito importante estar atualizado, afinal, o Google muda seus critérios de busca a todo o momento e, portanto, estar atualizado é fundamental para ter um site bastante visitado.

Veja a seguir algumas dicas para fazer aumentar o tráfego do seu site:

Qual a Importância do SEO

O SEO são as estratégias de otimização de páginas e conteúdos para que o texto apareça no topo das pesquisas do Google.

Quando a estratégia é eficiente e a página ocupa a parte mais nobre dos mecanismos de buscas, o site é visto por um número maior de pessoas, o que potencializa o aumento do tráfego orgânico, ou seja, gera mais acessos.

Esta é uma forma extremamente eficiente para dar visibilidade para a sua marca, o que diminui, por exemplo, a necessidade de gastos com publicidade e outras mídias pagas.

Além disso, investir nesse tipo de recurso é uma das maneiras mais eficientes de construir autoridade para a marca e solucionar demandas dos clientes, pois o site é um meio contínuo de relacionamento com eles.

Agora que você já sabe da importância, é hora de ver algumas boas práticas de SEO para ajudar sua página a aparecer nas primeiras posições do Google.

5 Boas Práticas de SEO Para Seu Site

Cada empresa terá uma estratégia diferente desenvolvida especialmente para o seu público. No entanto, existem algumas boas práticas de SEO que são comuns a todas elas:

1- Faça Pesquisa de Palavras-Chave

A palavra-chave é o motor do sucesso da sua estratégia de SEO. Para ter um conteúdo com bastante visualizações, é preciso saber quais termos possuem um bom volume de buscas no Google.

Utilize ferramentas para fazer o levantamento de palavras-chave. Mecanismos como o Ubersuggest ou o SEM Rush, por exemplo, são boas opções.

Atualmente, o Google possui a Indexação Semântica Latente (Latent Semantic Index), o que facilita a pesquisa, pois é possível encontrar palavras-chaves relacionadas ou sinônimos.

Ao selecionar o termo que será usado, é preciso manter-se coerente ao tema proposto e usar as palavras-chave no corpo do texto, títulos e subtítulos, sem excessos.

2- Invista em Bons Conteúdos

Não adianta aplicar todas as excelentes técnicas para dar destaque ao seu conteúdo se, no fim, ele não entrega com qualidade o que se propôs.

Quando o seu conteúdo se propõe a responder perguntas frequentes do público, a chance de obter ter mais buscas é maior.

Quando você consegue proporcionar uma boa experiência ao seu público, a tendência é que ele permaneça na página por mais tempo e tome mais ações dentro dela.

Com isso, o Google entende que sua página é mais relevante, e esses são detalhes que impactam positivamente no rankeamento.

Além disso, os conteúdos de qualidade são os que irão conferir autoridade à marca e esclarecer detalhes sobre o produto e serviço da empresa. 

3- Otimize sua Página

As estratégias para os conteúdos não são as únicas boas práticas de SEO. Também é preciso fazer a otimização das páginas para garantir que o carregamento seja rápido.

O indicado é que os posts tenham até 100kb. Por isso, é importante utilizar imagens que não são muito pesadas e um layout que seja simples e carregue facilmente.

Outras etapas importantes da otimização estão ligadas aos hiperlinks, que muitas vezes estão quebrados e redirecionam para páginas inexistentes, o que é um fator prejudicial.

Vale lembrar que ter um layout simples não significa que ele deva ser feio. Pelo contrário, cuide para que a apresentação seja a mais atraente possível, mas que não tenha mais recursos do que o necessário.

Por último, não esqueça de avaliar se o seu site é responsivo.

Você pode conferir se a otimização da sua página está adequada utilizando o Page Speed Insights do Google, que apresenta um relatório sobre o desempenho dela.

4- Mantenha seu Site Atualizado

O Google valoriza conteúdos recentes para entregar resultados atualizados para quem está fazendo as buscas.

Além disso, o SEO também é uma estratégia que demanda constantes atualizações e aprimoramentos.

Com tentativas e erros, você será capaz de aprimorar sua estratégia cada vez mais para que conseguir alcançar um rankeamento melhor.

Portanto, não se esqueça, criar e aprimorar conteúdos com boa regularidade é algo fundamental para qualquer estratégia de SEO.

5- Construa Autoridade

Ter uma página que é utilizada como referência por outras é uma das boas práticas de SEO que impactam diretamente atração de tráfego.

Quando outros sites possuem hiperlinks que encaminham para algum conteúdo da sua página, o Google entende que ela possui credibilidade.

Pensando nisso, muitas pessoas que trabalham com SEO utilizam uma estratégia chamada link building, que é focada em conseguir esses hiperlinks em outras plataformas.

Claro que esta não é uma estratégia simples, e demanda investimento em marketing digital que saiba analisar quais são os sites que possuem mais capacidade de gerar tráfego para a sua página.

No entanto, se sua empresa é muito modesta e não possui capacidade de fazer tais investimentos, faça muitas pesquisas sobre o assunto e foque bastante em gerar autoridade para a marca.

Ainda que você leve um tempo para conseguir construir sua autoridade, isso irá agregar qualidade para os seus conteúdos, até que você se torne uma referência positiva sobre o tema.

Essas são as boas práticas de SEO que nós indicamos. Não se esqueça de contar com uma equipe especializada para te assessorar nas estratégias, afinal de contas, este é um campo de conhecimento amplo e que se atualiza a todo momento.

Conclusão

Nenhuma estratégia é igual a outra, mas elas contam com boas práticas de SEO que são comuns a todas.

Neste texto, mostramos cinco pilares fundamentais para todas as estratégias, desde o levantamento da palavra-chave, construção de conteúdos de qualidade, otimização de páginas até a regularidade nas postagens.

E você? Está buscando a estratégia de SEO ideal para seu site institucional? Aqui na StartSite desenvolvemos estratégias sob medida para nossos clientes.

Clique aqui para potencializar os resultados da sua empresa com o SEO.

Links Para Leitura

Compartilhar: