Como o marketing de nicho pode ser bom para o seu negócio

Como o marketing de nicho pode ser bom para o seu negócio

O Marketing de Conteúdo tem o objetivo de focar suas estratégias em um determinado público, com o objetivo de reduzir os gastos e aumentar as chances de conversão de clientes.

Quando a empresa direciona seus esforços para se tornar uma referência para determinado público, além de encontrar maior facilidade em ser uma autoridade, ela também diminui a concorrência, pois passa a lidar com um público segmentado.

Isso ocorre porque os clientes estão atrás de uma boa experiência de consumo, o que pode ser obtido de diversas formas, incluindo optar por uma empresa que possui valores em comum com ele.

Uma grande vantagem desta estratégia é que ela pode ser aplicada para grandes, médias e pequenas empresas, basta que o planejamento seja feito de forma adequada.

Neste texto, iremos falar sobre como estruturar o seu negócio para ter uma boa estratégia de marketing de nicho e quais vantagens ela pode proporcionar.

O que é Marketing de Nicho?

O marketing de nicho pode ser definido como um conjunto de estratégias voltado para um público de pessoas que compartilham características comuns entre si.

Quando um grupo possui uma identidade coletiva ou se articula de uma forma bem estruturada, a probabilidade de desenvolver algo que agrade a essas pessoas é maior.

Isso porque o perfil desses consumidores, as necessidades que possuem e seu estilo de vida tende a ter uma proximidade maior do que em uma massa difusa de pessoas.

Quais São as Vantagens do Marketing de Nicho?

Criação de estratégias personalizadas

Quando você define a sua persona, delimitando sua faixa etária, suas dores e define muito bem quais são os interesses dela, você consegue oferecer uma solução com maior precisão.

E isso não diz respeito apenas às vendas de produtos e serviços, mas inclui também as estratégias mais adequadas de vender, os melhores canais para interagir com essa persona e a forma mais apropriada de lidar com ela.

Em resumo, você pode direcionar todas as etapas da sua estratégia para lidar com o seu potencial cliente de maneira adequada, aproximando-se de seu perfil e seus interesses.

Proporciona boas experiências

Quando a empresa consegue alinhar seus valores aos do cliente e corresponde às expectativas dele, ou até mesmo o surpreende, o que ocorre é uma boa experiência de compra.

Isso gera algo importantíssimo para fidelizações e para atração de novas parcerias, que é o engajamento.

Quando a empresa possui um público fidelizado e lida com uma demanda específica, consegue ter mais clareza na hora de atrair novas possibilidades de negócio que também atendam os seus clientes.

Diferencial competitivo

O portfólio de uma empresa apresenta aquilo que ela tem de melhor ou de maior destaque e, em muitos casos, isso se dá pelo diferencial competitivo que possui.

Quando você utiliza o marketing de nicho e consegue garantir uma estratégia mais personalizada, a chance de criar diferenciais competitivos aumenta.

Como aplicar o Marketing de Nicho em seu negócio?

Estude sobre o nicho que você quer ingressar

Design sem nome
Como o marketing de nicho pode ser bom para o seu negócio 3

Se você ainda não definiu o seu nicho de atuação, a primeira coisa a ser feita é um estudo para avaliar o potencial econômico dele.

Ao fazer isso, é importante observar não apenas a quantidade de empresas que atuam no mercado, ou o investimento médio que os clientes fazem nele, mas também é preciso saber se esse tipo de negócio compensa, de fato, o investimento.

Muitos nichos podem sofrer alterações muito rapidamente, e há um risco grande do seu negócio ficar defasado, portanto, é preciso ter um planejamento concreto de como investir neste mercado.

Nesta primeira etapa, você conseguirá observar quais formas de marketing são mais utilizadas ou interagem melhor com o seu público-alvo.

Defina a persona

A persona é uma representação fictícia de uma pessoa que define o seu público real. Ao elaborar este perfil, é criado um nome, coloca-se a faixa etária correspondente ao seu público e outros dados demográficos.

Ao definir a persona, é preciso considerar quais são os desafios, necessidades, motivações, preocupações e principalmente os objetivos que melhor representam o seu público.

Seu negócio pode ter uma ou mais personas, mas é extremamente importante que elas sejam construídas de forma que caracterize bem os seus clientes em potencial, pois todas as estratégias deverão ser voltadas para ela.

Defina estratégias comerciais para esta persona

Agora que você já tem a sua persona, você possui um perfil muito bem delimitado para direcionar suas estratégias, criar produtos e serviços.

Não perca isso de vista de modo algum, pois as ações da sua empresa devem fazer sentido para o cliente e não para você.

Se, na prática, os desenvolvimentos da empresa não atenderem às expectativas do cliente, você pode voltar à etapa de planejamento da persona e aprimorá-la com os detalhes que foram apurados.

No entanto, você irá perceber que uma estratégia pautada por esses princípios tem uma chance maior de dar o retorno que você espera.

Conte com equipes e parceiros capacitados para executar o planejamento

Mais do que contar com bons profissionais, uma estratégia segmentada precisa ter equipe e parceiros capacitados para executar o planejamento de forma personalizada para o cliente.

Isso envolve a parte de desenvolvimento dos serviços e produtos, relações com o público e criação de múltiplos canais de compra e venda.

Sabemos que uma atuação omnichannel, isto é, em diferentes canais, é algo essencial para qualquer negócio hoje em dia.

Contar com um site que faça uma boa apresentação da sua empresa, com todas informações, canais de interação com o público e o seu próprio e-commerce faz total diferença para a execução do seu planejamento.

Seja qual for o seu foco de atuação, nós da StartSite somos o seu parceiro ideal nesta etapa, pois temos um time de especialistas em desenvolvimento de sites, e-commerces e criação de conteúdos para esses domínios. Clique aqui e fale conosco.

Quais Tipos de Estratégia de Marketing de Nicho Podem ser Usadas?

Crie conteúdos

Melhores Plataformas de E-commerce
Como o marketing de nicho pode ser bom para o seu negócio 4

A criação de conteúdo não é uma mera propaganda na qual você divulga sua marca esperando que isso dê retorno comercial.

Mais do que isso, esta é uma forma de você demonstrar o conceito da sua marca e começar a estabelecer seus primeiros vínculos com o público a fim de gerar uma experiência para promover engajamento.

Esta é a sua chance de prestar serviços, entregar algo que seja relevante para o cliente e demonstrar como a sua marca está alinhada aos valores do nicho que ela se propõe a seguir.

As marcas que conseguem gerar boas experiências nessa etapa possuem maior chance de sucesso em gerar engajamento. 

A melhor parte disso é que um público fidelizado se torna mais receptivo a compartilhar aquilo com o que se identifica, ou seja, serão geradas recomendações positivas da sua marca.

Com isso, há uma boa oportunidade de atrair mais clientes por meio de um tipo de divulgação que a empresa não precisa pagar, afinal, o público que se identifica com a marca irá divulgá-la espontaneamente.

Busque referências do seu nicho

Uma pergunta que deve ser feita para atuar em um nicho é: quais as principais referências capazes de influenciar muitas pessoas a tomarem uma ação?

Existem muitos blogs, influenciadores e sites que possuem autoridade no meio e que são abertos a estabelecer acordos que podem beneficiar a sua marca.

Entre algumas estratégias possíveis, você pode enviar amostras para pessoas que fazem avaliação de produtos, fazer postagens em blogs que atuam em um nicho complementar ao da sua empresa, oferecer algum benefício aos que acompanham uma determinada autoridade, etc.

Existem muitos dispositivos, sobretudo no meio digital, que podem ser utilizados por empresas que estão começando e buscando a projeção de quem já é uma autoridade neste meio.

Crie uma comunidade a partir do seu produto ou serviço

É muito importante para o marketing de nicho que o consumidor se sinta pertencente à marca. Portanto, é preciso explorar recursos que mantêm uma interatividade contínua com ele.

Você pode usar seu site, blog ou até mesmo as redes sociais para isso, mas, mais importante ainda, é fomentá-los com conteúdos interessantes, promoções, recompensas, solução de dúvidas, etc.

Essas iniciativas precisam ocorrer regularmente para que sua marca esteja sempre em evidência e interagindo constantemente com o público.

Você também pode ir além para deixar sua estratégia mais envolvente e explorar recursos como o storytelling, por exemplo, que cria uma forma de comunicação por meio de uma narrativa com um enredo.

Ao ingressar em um nicho, busque meios de interagir constantemente com o público para que ele se sinta pertencente à sua empresa.

Conclusão

O marketing de nicho é uma estratégia em que a empresa seleciona um público específico para desenvolver uma estratégia especificamente voltada para ele.

Esse marketing direciona as ações da empresa para um determinado foco, aumentando a chances de engajar o público e, consequentemente, ter um retorno financeiro maior.

Estudar o público e direcionar não apenas produtos e serviços para ele, mas também criar conteúdo e promover interatividade, são elementos chaves para promover os valores da marca e gerar identificação com o público.

Links Para Leitura

Compartilhar: