O site institucional é o espaço da sua marca na web, guarde muito bem esta definição, pois ela é fundamental para que você compreenda a importância de contar com este recurso.
Muitas pessoas na hora de divulgar a sua marca pensam apenas em recorrer às redes sociais ou aos marketplaces para obter resultados, e tudo isso pode ser muito útil, de fato.
No entanto, nada se compara em ter o próprio website, pois este é o espaço que você pode personalizar e atrair tráfego para o seu espaço, sem depender de outros fatores para gerar alcance ou concluir suas vendas.
Na prática, isso quer dizer que você pode atrair tráfego de forma muito mais ampla, sem precisar de nenhuma plataforma, afinal, algumas deixam de entregar seu conteúdo para o público, o que não acontece com os sites.
E mais importante do que entender as funções deste mecanismo é ter noções de como utilizá-lo da melhor forma para obter sucesso, e é sobre isso que falaremos a seguir.
O que é um site institucional?
Como já antecipamos, o site institucional é o espaço da sua marca na internet, onde ela pode concentrar todas as informações, serviços e produtos estão disponíveis para o cliente.
É através dele que os clientes farão buscas, compras, entrarão em contrato, buscarão saber mais sobre a marca e aquilo que ela tem para oferecer.
Por isso, ele precisa ser personalizado com aquilo que é necessário para a interação com o cliente como história e missão da empresa, página de produtos e serviços, contato, blog, entre outros.
Ter uma página digital bem organizada e atrativa irá oferecer mais do que um espaço de vendas e interação com o público, mas na captação de novos clientes.
Isso porque a maior parte dos consumidores que estão em busca de algum produto ou serviço pela internet recorrem a mecanismos de pesquisa como o Google na hora de fazer suas compras.
Ou seja, as empresas que não possuem site institucional não estarão expostas nesta vitrine virtual, que é considerada a área nobre para quem quer ter seu espaço de vendas e divulgação na web.
O fluxo de pesquisas no Google é bem maior que em qualquer rede social, e sua empresa não precisa disputar espaço com outros perfis aleatórios com assuntos diferentes que podem distrair o público a qualquer momento.
Isso significa que, além do fluxo de pesquisa ser maior, a possibilidade de conversão também acaba aumentando, por isso esse espaço é tão importante para a sua marca.
Qual a Importância do Site Institucional?
Tudo que mencionamos no tópico anterior converge para algo muito importante que é a presença digital.
O reconhecimento da marca depende dela ser notada, e isso depende de fatores como: estar em destaque nos mecanismos de busca, ter boas avaliações dos clientes, transmitir credibilidade e compartilhar valores com o seu público.
Pessoas que já possuem redes sociais ou espaço em marketplaces, já contam com meios de interagir com o público, mas sabemos que para as empresas é necessário mais do que isso.
![Site Institucional: O Que é e Qual a Importância? 1 Você está pensando em como montar uma loja virtual e não sabe por onde começar?](https://i0.wp.com/startsite.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Como-Montar-uma-Loja-Virtual-Veja-5-Dicas.jpg?resize=800%2C419&ssl=1)
![Site Institucional: O Que é e Qual a Importância? 1 Você está pensando em como montar uma loja virtual e não sabe por onde começar?](https://i0.wp.com/startsite.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Como-Montar-uma-Loja-Virtual-Veja-5-Dicas.jpg?resize=800%2C419&ssl=1)
Isso porque uma empresa não precisa apenas de meios para interagir com o público, mas precisa cultivar uma imagem através de uma postura profissional, é daí que vem a credibilidade que ela precisa transmitir.
A personalização que os sites permitem, também garante à empresa a chance de criar seu espaço utilizando recursos de acordo com o que ela achar necessário para a sua estratégia, sem a limitação de formatos como vemos nas redes sociais e marketplaces.
O Que é Preciso ter em um Site Institucional?
Quem somos?
Esta parte que vemos sempre em um site institucional é um excelente recurso para você falar sobre a trajetória e os valores da empresa.
Isso é uma boa forma de aproximar a marca e o cliente e demonstrar que possui credibilidade, portanto, demonstre humanidade e autoridade neste espaço, não fique apenas no superficial.
Aproveite para falar da missão da empresa, como ela opera, quais são os métodos para entregar os melhores produtos e serviços para o cliente.
Produtos e serviços
A sessão de produtos e serviços no site é etapa chave para converter novos clientes e impulsionar as vendas na web.
Uma das grandes vantagens de colocar este recurso dentro do próprio site, é poder manter o catálogo sempre atualizado, desta forma não há riscos do cliente gostar de algo que está esgotado ou em falta.
Isso também é excelente para aumentar as conversões de clientes, porque uma vez que o produto ou serviço estão disponíveis para a venda, resta apenas a tomada de decisão do consumidor.
Contato
As páginas de contato são para facilitar que o cliente possa falar com alguém da empresa diretamente, e isso pode ser útil para ele esclarecer dúvidas, contratar serviços, fazer reclamações, sugestões, entre outros.
Muitas empresas oferecem soluções simplificadas através das janelas de chats, que podem redirecionar tanto para atendentes humanos quanto para atendentes humanos quanto para robôs.
No entanto, não é indicado ficar restrito apenas a este recurso, também deve-se adicionar e-mails, telefones, redes sociais e horários de funcionamento caso tenha loja física.
Blog
O blog é uma ferramenta perfeita para empresas que querem demonstrar autoridade na sua área de atuação.
Fomentar-lo com conteúdo regularmente e com noções de SEO, irá atrair público para dentro do site o que é uma boa oportunidade para captar novos leads.
Esta é uma boa maneira de prestar serviços aos clientes, dando a eles a chance de identificar e solucionar problemas relacionados à área de atuação da empresa.
Isso irá impactar de forma muito positiva para a sua marca, portanto, é um recurso que pode ajudar bastante na imagem da empresa.
Cases de sucesso
Para as empresas que prestam serviços e assistências, demonstrar os trabalhos bem sucedidos é uma etapa muito importante para atrair novos clientes.
Por isso, destinar uma sessão do site para exibir os cases de sucesso é uma etapa fundamental para demonstrar a qualidade e os diferenciais do seu serviços.
Conclusão
O site institucional é o espaço da sua empresa na web, sem depender de outras plataformas para personalizar ou entregar o seus conteúdos.
Esta é uma importante etapa para captar clientes e projetar a imagem da sua marca, portanto, é algo indispensável para quem quer expandir os negócios.
Se você pensa em ter um site institucional ou quer saber mais sobre o assunto, clique aqui e converse com um especialista no assunto.