E-mail Profissional (Corporativo): como criar e vantagens

O que é e-mail profissional

Mesmo com a chegada das redes sociais, o e-mail continua sendo uma das principais formas de comunicação de uma empresa, seja com clientes ou com a própria equipe interna.

Porém, o que muitos autônomos e empresas pequenas não conhecem é o serviço de e-mail profissional, que dá mais credibilidade e ajuda na identidade da marca.

O que é e-mail profissional?

O e-mail profissional, ou e-mail corporativo, é aquele com domínio personalizado. Assim, ao invés do e-mail ter o nome do provedor sendo utilizado, como nome@gmail.com ou nome@outlook.com, o e-mail passa a ter um nome personalizado, como nome@empresa.com, trazendo mais profissionalidade para seu negócio.

O domínio utilizado para o e-mail corporativo é de escolha do proprietário. Porém, assim como o nome de um site, ele é único e não pode ser igual a um já existente.

Grande parte dos provedores de hospedagem de e-mail personalizado incluem outros serviços junto ao pacote do e-mail personalizado, como suporte técnico e maior capacidade de armazenamento.

Como criar um e-mail profissional?

Para criar um e-mail profissional, basta dois passos: ter um domínio e contratar um provedor. Vamos explicar um pouco mais de cada um desses passos abaixo.

  1. Registre um domínio

O primeiro passo para se criar um e-mail profissional é ter um domínio. O domínio é um endereço de um site, aquele que as pessoas digitam na barra de navegação para entrar em sua página web.

No caso da StartSite, por exemplo, o domínio de nosso site é startsite.com.br. Assim, ao receber um e-mail de nossa empresa, o endereço do remetente será nome@startsite.com.br.

O custo de registro de um domínio pode variar muito dependendo dos seus objetivos com um site profissional. Além disso, esse é apenas o preço para a licença de uso daquele endereço web, você ainda precisa de serviços adicionais para criar e publicar um site.

Porém, apenas com o registro de um domínio você já consegue criar um e-mail personalizado!

  1. Contrate um provedor de e-mail corporativo

O segundo e último passo para criar um e-mail profissional é contratar um provedor para hospedar seu e-mail. Existem diversos provedores de e-mail corporativo no mercado, desde os gratuitos e com recursos limitados até os pagos, que têm uma série de serviços a mais para tornar seu e-mail ainda mais profissional.

Em geral, é o provedor do e-mail que irá configurar ele de acordo com as suas preferências e necessidades.

Vantagens de um e-mail profissional

Pode não parecer, mas criar um e-mail pode fazer toda a diferença no seu negócio. Inclusive, em grandes empresas, o uso do e-mail corporativo é obrigatório para todos os funcionários. Porém, nem só grandes organizações se beneficiam desse serviço.

Confira as principais vantagens de se ter um e-mail profissional, seja você autônomo, pequena ou média empresa:

  1. Posiciona sua marca digitalmente

Um e-mail profissional é, antes de tudo, uma forma de posicionamento da sua marca no meio digital.

Ele não só lembra para as pessoas que a marca existe, mas que ela comece a ser identificada pela internet, criando uma reputação para a mesma.

Inclusive, e-mails corporativos têm maior taxa de abertura do que os comuns, porque é possível identificar quem é o destinatário.

  1. Maior credibilidade ao cliente

Ter um e-mail profissional mostra que a sua empresa está preocupada em ter uma comunicação de qualidade com o cliente.

Assim, o seu negócio é visto como mais organizado e acaba gerando uma impressão positiva nas pessoas, pois mostra que não se trata de uma empresa amadora.

Isso não só faz com que as pessoas se sintam mais à vontade em receber seus e-mails, como também ajuda se destacar de outros na caixa de entrada.

  1. Traz mais segurança

A maior parte dos provedores de e-mail profissional conta com serviços como antivírus e antispam, fazendo com que eles sejam muito mais seguros do que e-mails comuns.

Assim, ataques cibernéticos e e-mails indesejados se tornam muito mais raros, garantindo a segurança da sua empresa no meio digital.

A segurança digital é essencial para todas as empresas, principalmente aquelas que lidam com dados delicados, como os de clientes.

  1. Suporte técnico sempre que precisar

Outra vantagem do e-mail profissional e de contar com um bom provedor de hospedagem é o suporte técnico.

Diferente de provedores de e-mail gratuitos, que contam com diversos usuários e não dão conta de atender todos individualmente, com um e-mail corporativo você conta com o auxílio de profissionais capacitados sempre que precisar e uma manutenção regular para garantir que está funcionando como deveria.
Na StartSite, por exemplo, a equipe técnica e de atendimento fica disponível 24h por dia, incluindo fins de semana, para poder solucionar qualquer problema ou dúvida que possa surgir.

  1. Maior armazenamento e backup de dados

Na maior parte dos serviços de hospedagem de e-mail profissional, você conta com armazenamento extra para arquivos e backup de dados.

Isso significa que você conseguirá guardar um histórico maior de e-mails. Além disso, se acontecer algum erro no sistema, será possível recuperar os e-mails trocados, garantindo que nenhum dado será perdido.

  1. Mais possibilidades de Estratégias de Marketing

Com um e-mail profissional, mais possibilidades de estratégias de comunicação com o cliente surgem, como o e-mail marketing.

Através dele, é possível enviar mensagens para um grande volume de clientes, com mensagens personalizadas contando novidades, promoções ou até mesmo conteúdos exclusivos.

Assim, você consegue criar um canal de comunicação contínuo e consegue engajar mais com possíveis clientes, inclusive fechando vendas pelo próprio e-mail.

Agora que você já entendeu tudo sobre o e-mail profissional, navegue nos outros conteúdos do blog da StartSite para saber como consolidar o seu negócio no meio digital.

E, se você busca um provedor de e-mail profissional para seu negócio, fale agora com um dos nossos especialistas pelo WhatsApp!

Links Para Leitura

Compartilhar: