O Que é SEO e Por Que é Importante?

O Que é SEO

Muitas pessoas não sabem o que é SEO, mas conhecer esta resposta é cada vez mais necessário, pois estamos diante de algo que é determinante para ter um bom site.

SEO é um conjunto de práticas para otimizar páginas na web para que elas sejam as principais referências no ramo proposto e tenham sempre muitos acessos.

Se você quer saber como funciona isso, continue acompanhando que eu vou te explicar direitinho o que é SEO.

O Que é SEO?

SEO é uma sigla em inglês que quer dizer Search Engine Optimization, isto é, otimização dos mecanismos de busca.

São boas práticas empregadas para que o site apareça nas primeiras posições nas pesquisas do Google.

O principal site de buscas da internet cria um ranking para as páginas que conseguem melhor atender às pesquisas dos usuários.

Este ranking leva em conta a capacidade dos sites em corresponder às buscas das pessoas, a legibilidade e o carregamento da página.

E o motivo para isso é atração de tráfego para o site, mas não estamos falando de qualquer tipo, mas sim de tráfego orgânico, que é quando a página obtêm acessos sem depender de anúncios pagos ou vindos das redes sociais.

É claro que o Google não é o único mecanismo de busca, e que há outros com critérios diferentes, mas não há dúvidas de que este é o principal de todo o mercado, por isso é importante focar nele.

Como Funciona o SEO

Agora que você já entendeu o que é SEO, é importante entender como ele funciona.

O Google levam em conta os seguintes fatores na hora de corresponder as pesquisas: 

  • Page Authority/PageRank: É a autoridade que a página possui, por isso é importante investir na qualidade dos conteúdos;
  • Autoridade do domínio: Os domínios com mais autoridade possuem páginas com mais chances de alcançar o topo das pesquisas;
  • Relevância de links: É importante que os textos tenham links de saída para sites que tratem de assuntos semelhantes ao do seu conteúdo, isso também contribui para um bom desempenho;
  • Originalidade: O site não pode ter conteúdos copiados de outras páginas, o ideal é sempre elaborar peças autênticas;
  • Tamanho do conteúdo: Não existe um tamanho certo para cada conteúdo, mas o ideal é que o assunto não seja apresentado de forma rasa, portanto, elaborar sobre o assunto tratado é sempre importante;
  • Palavra-chave no título: Você deverá definir uma palavra-chave para o seu texto, que será uma espécie de assunto do texto, e ela deverá aparecer no título;
  • Palavra-chave no conteúdo: Para o Google ter certeza que o seu texto está realmente falando sobre o assunto pesquisado, a palavra-chave também deve estar no corpo do conteúdo;
  • Tempo de permanência na página: O tempo de permanência de quem visita o site é fundamental para que a página seja considerada relevante, portanto, é importante que ela seja atrativa;
  • Velocidade de carregamento da página: A velocidade da página é um dos fatores de rankeamento mais influentes, portanto, é importante que ela seja leve para que o carregamento seja rápido;
  • Design responsivo: Isto significa que o site deve ser adaptado para dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Por Que SEO é Importante?

Não seria suficiente saber o que é SEO sem saber quais são os benefícios que ele proporciona. Não é mesmo?

Você que usa internet regularmente e faz suas pesquisas nos sites de busca, provavelmente costuma clicar nos três primeiros links que aparecem nas buscas.

E isso sem dúvidas é muito comum, não é atoa que os três sites no topo do ranking costumam obter 30% de todos os acessos.

Enquanto isso, aqueles que aparecem após a segunda página recebem apenas 0,78% de acessos médios do Google.

Agora, imagine todo esse fluxo de acessos para uma pesquisa que recebe milhares de buscas.

Por isso o SEO deve ser muito criterioso, desde a pesquisa de palavras-chave, passando pela programação do site para agilizá-lo, até chegar na formatação dos conteúdos e páginas.

A otimização é uma etapa determinante para que o site seja funcional e de qualidade, e é isso o que garantirá o sucesso dele.

Além disso, ter um bom fluxo de tráfego orgânico significa ter bastante acessos sem precisar pagar por anúncios, o que representa mais resultados com menos investimentos.

Isso é ainda mais importante se você possui um site comercial, pois este é um espaço que, além de ser fundamental para alavancar as vendas pela web, é necessário para cultivar a identidade da sua marca e conferir autoridade a ela.

Agora que você entendeu o que é SEO, não deixe de fazer um checklist para suas postagens para garantir que elas cumpram todos os requisitos de uma boa otimização.

Conclusão

Saber o que é SEO é algo fundamental, pois este conjunto de práticas pode garantir o sucesso de um website.

O objetivo é melhorar a qualidade do acesso do visitante e proporcionar para ele conteúdos de melhor qualidade e que atenda as pesquisas realizadas nos mecanismos de busca.

Quanto melhor o SEO da página, maior é a chance dele aparecer no topo das pesquisas realizadas no Google.

Isso aumenta o número de acessos no site, o que consequentemente melhora o alcance da marca e a possibilidade de mais negócios.

Se você está buscando isso para o site da sua empresa, nós da StartSite podemos te ajudar, pois temos um time especializado em SEO desde a programação das páginas até a criação de conteúdo.

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