Muitas pessoas não sabem o que é SEO, mas conhecer esta resposta é cada vez mais necessário, pois estamos diante de algo que é determinante para ter um bom site.
SEO é um conjunto de práticas para otimizar páginas na web para que elas sejam as principais referências no ramo proposto e tenham sempre muitos acessos.
Se você quer saber como funciona isso, continue acompanhando que eu vou te explicar direitinho o que é SEO.
O Que é SEO?
SEO é uma sigla em inglês que quer dizer Search Engine Optimization, isto é, otimização dos mecanismos de busca.
São boas práticas empregadas para que o site apareça nas primeiras posições nas pesquisas do Google.
O principal site de buscas da internet cria um ranking para as páginas que conseguem melhor atender às pesquisas dos usuários.
Este ranking leva em conta a capacidade dos sites em corresponder às buscas das pessoas, a legibilidade e o carregamento da página.
E o motivo para isso é atração de tráfego para o site, mas não estamos falando de qualquer tipo, mas sim de tráfego orgânico, que é quando a página obtêm acessos sem depender de anúncios pagos ou vindos das redes sociais.
É claro que o Google não é o único mecanismo de busca, e que há outros com critérios diferentes, mas não há dúvidas de que este é o principal de todo o mercado, por isso é importante focar nele.
Como Funciona o SEO
Agora que você já entendeu o que é SEO, é importante entender como ele funciona.
O Google levam em conta os seguintes fatores na hora de corresponder as pesquisas:
- Page Authority/PageRank: É a autoridade que a página possui, por isso é importante investir na qualidade dos conteúdos;
- Autoridade do domínio: Os domínios com mais autoridade possuem páginas com mais chances de alcançar o topo das pesquisas;
- Relevância de links: É importante que os textos tenham links de saída para sites que tratem de assuntos semelhantes ao do seu conteúdo, isso também contribui para um bom desempenho;
- Originalidade: O site não pode ter conteúdos copiados de outras páginas, o ideal é sempre elaborar peças autênticas;
- Tamanho do conteúdo: Não existe um tamanho certo para cada conteúdo, mas o ideal é que o assunto não seja apresentado de forma rasa, portanto, elaborar sobre o assunto tratado é sempre importante;
- Palavra-chave no título: Você deverá definir uma palavra-chave para o seu texto, que será uma espécie de assunto do texto, e ela deverá aparecer no título;
- Palavra-chave no conteúdo: Para o Google ter certeza que o seu texto está realmente falando sobre o assunto pesquisado, a palavra-chave também deve estar no corpo do conteúdo;
- Tempo de permanência na página: O tempo de permanência de quem visita o site é fundamental para que a página seja considerada relevante, portanto, é importante que ela seja atrativa;
- Velocidade de carregamento da página: A velocidade da página é um dos fatores de rankeamento mais influentes, portanto, é importante que ela seja leve para que o carregamento seja rápido;
- Design responsivo: Isto significa que o site deve ser adaptado para dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
Por Que SEO é Importante?
Não seria suficiente saber o que é SEO sem saber quais são os benefícios que ele proporciona. Não é mesmo?
Você que usa internet regularmente e faz suas pesquisas nos sites de busca, provavelmente costuma clicar nos três primeiros links que aparecem nas buscas.
E isso sem dúvidas é muito comum, não é atoa que os três sites no topo do ranking costumam obter 30% de todos os acessos.
Enquanto isso, aqueles que aparecem após a segunda página recebem apenas 0,78% de acessos médios do Google.
Agora, imagine todo esse fluxo de acessos para uma pesquisa que recebe milhares de buscas.
Por isso o SEO deve ser muito criterioso, desde a pesquisa de palavras-chave, passando pela programação do site para agilizá-lo, até chegar na formatação dos conteúdos e páginas.
A otimização é uma etapa determinante para que o site seja funcional e de qualidade, e é isso o que garantirá o sucesso dele.
Além disso, ter um bom fluxo de tráfego orgânico significa ter bastante acessos sem precisar pagar por anúncios, o que representa mais resultados com menos investimentos.
Isso é ainda mais importante se você possui um site comercial, pois este é um espaço que, além de ser fundamental para alavancar as vendas pela web, é necessário para cultivar a identidade da sua marca e conferir autoridade a ela.
Agora que você entendeu o que é SEO, não deixe de fazer um checklist para suas postagens para garantir que elas cumpram todos os requisitos de uma boa otimização.
Conclusão
Saber o que é SEO é algo fundamental, pois este conjunto de práticas pode garantir o sucesso de um website.
O objetivo é melhorar a qualidade do acesso do visitante e proporcionar para ele conteúdos de melhor qualidade e que atenda as pesquisas realizadas nos mecanismos de busca.
Quanto melhor o SEO da página, maior é a chance dele aparecer no topo das pesquisas realizadas no Google.
Isso aumenta o número de acessos no site, o que consequentemente melhora o alcance da marca e a possibilidade de mais negócios.
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