Se o seu site não aparece no Google, pode haver vários fatores favorecendo para que isso aconteça, desde problemas com o domínio até mesmo problemas com as postagens.
Há também alguns tipos de páginas que não são indexadas pelo Google, portanto, não é preciso focar tanta atenção nelas.
Mas também existem casos em que as páginas estão, sim, aparecendo no Google, porém o proprietário da página, por alguma razão, não consegue encontrá-la.
A seguir, vamos mostrar como você pode se certificar se seu site não aparece no Google, e o que você pode fazer para ele ser indexado e bem rankeado pelo mecanismo de busca.
Por que seu site não aparece no Google?
Antes de falar a razões pelas quais um site não aparece no Google, é preciso ter em mente que os domínios recém-criados levam um tempo para serem indexados. Portanto, espere um pouco, pois sua página ainda pode ser rankeada.
No entanto, se sua página está em pleno funcionamento há algum tempo e produzindo conteúdos a todo vapor, é preciso verificar se, de fato, ela não aparece.
A maneira mais prática de fazer isso é por meio de uma busca no Google. Para isso, você vai precisar digitar o código “site:” e em seguida o endereço da sua página, por exemplo: “site:https://startsite.com.br/”.
Se o site o site não aparece no Google, habilite-o no Google Search Console e veja se há algum diagnóstico que aponte o porquê dele não estar aparecendo.
Entre algumas práticas que podem ser penalizadas, estão:
- Pop-ups e redirecionamentos indesejados;
- Plágios de conteúdos;
- Colocar palavras-chave escondidas para obter pontuações mais altas no ranking do Google;
- Repetir as palavras-chave de modo excessivo e de forma não natural;
- Colocar títulos e URLs sem relação com o conteúdo para obter melhor rankeamento.
Se a página já teve outro proprietário ou já usou alguma dessas práticas, é preciso identificar se há vestígio do uso delas e interrompê-las imediatamente.
Esses recursos são chamados black hats, e são punidos pelo buscador, ou seja, o site não aparece no Google quando o buscador identifica tais práticas.
Por que seu site não está entre os primeiros resultados do Google?
Se você achava que seu site não aparece no Google, mas constatou que ele apenas não está entre os primeiros resultados, há também fatores que contribuem para isso.
Ocorre que o Google possui seus próprios sistemas para verificar se de fato o site entrega o que a pessoa está pesquisando e se faz isso de forma eficiente.
Entre alguns fatores de destaque, nós podemos citar:
Site lento e não responsivo
O Google está preocupado com a experiência do usuário, portanto, sites que demoram muito tempo para carregar ou que não se ajustam a diferentes aparelhos como tablets, smartphones, notebooks, etc não ficam entre os primeiros resultados.
Se você quer saber como anda a velocidade da sua página, o Page Speed Insights pode te ajudar a saber se o desempenho dela está bom.
Ajustar esses fatores também ajudará a melhorar a experiência do leitor e fazer com que ele passe mais tempo dentro do site.
URLs não-amigáveis
A URL é o link que o visitante clica para entrar no seu site. O ideal é que ela contenha a palavra-chave do seu texto, sem números, símbolos, letras ou códigos que a tornem ilegível.
Um link legível com palavra-chave se torna mais fácil de ser encontrado pelo Google e ajudará no rankeamento da página.
Além disso, o leitor que se deparar com o seu link precisa saber no que está clicando e para onde estará sendo redirecionado e se a URL não trouxer essa informação, não transmitirá segurança.
Problemas de formatação e qualidade do conteúdo
Um dos objetivos dos mecanismos do Google é entregar sites que falam sobre o assunto que o leitor está buscando, e façam isso com boa qualidade.
Portanto, o conteúdo precisa ter uma distribuição razoável de palavras-chave em seu corpo e subtítulos.
Também é importante que os textos não sejam muito sucintos ou longos demais. Objetividade e qualidade são dois fundamentos importantes para sair na frente no rankeamento.
Faça pesquisas para ver quais são as principais perguntas relacionadas ao tema que você pretende tratar e se coloque no lugar do leitor para criar conteúdos que você gostaria de ler.
Palavras-chaves pouco pesquisadas
Uma das questões fundamentais para seu texto ser bastante pesquisado é que ele tenha uma palavra-chave que não possui um volume de busca alto.
Utilize ferramentas para apurar se a palavra-chave possui um bom volume de pesquisa. Isso te ajudará a aumentar as chances de sucesso para seu texto.
Muitas vezes, o tema pode ter um fluxo alto de buscas, mas a palavra-chave selecionada não. Ainda assim, porém, pode haver alternativas que são mais visadas pelo público e, por isso, é importante fazer este levantamento.
Como Aparecer nas Primeiras Posições no Google?
Agora que você já conheceu as más práticas que fazem com que o texto não seja rankeado ou tenha uma classificação ruim, vamos falar daquilo que o ajuda a ficar no topo das pesquisas.
Utilize SEO
Sites que estão sempre aparecendo nas posições mais nobres do Google utilizam SEO em todas as suas páginas.
Trata-se de um conjunto de estratégias para otimizar as páginas do site a fim de deixá-las mais velozes e com conteúdos mais atrativos para os clientes.
Nós já fizemos um texto introdutório com técnicas de SEO que são fundamentais para que seu site tenha um bom resultado, clique aqui e confira.
Pesquisa de palavra-chave
Nós explicamos nos subtópicos acima o problema de não fazer uma pesquisa de palavras-chave.
Tenha muita atenção a este ponto, pois isso é o que irá determinar se o seu site está entregando aquilo que seu público está interessado.
Evite fazer textos motivado por especulações. Às vezes, vemos um grupo de pessoas discutindo um assunto, mas é algo tão restrito que não é do interesse do grande público.
Ou então, o tema pode de fato ser relevante para muitas pessoas, mas a palavra-chave utilizada pode não ser a mais buscada. A forma como você irá utilizar esse recurso é determinante para o sucesso da estratégia.
Agora que você já entendeu o porquê seu site não aparece no Google, ou não está no topo dos rankings, mantenha um planejamento contínuo e ininterrupto para que os resultados sejam sempre os melhores.
Conclusão
Se o seu site não aparece no Google, isso pode ser devido utilização de práticas ruins ou pela falta de boas condutas na otimização de páginas e criação de conteúdos.
Criar sites e conteúdos que carregam rapidamente, possuem boa qualidade, palavras-chave relevantes e boa formatação é o que irá determinar o bom posicionamento da página no Google.
Se você achou tudo isso muito complexo e está procurando ajuda para manter o seu site no topo do ranking, nós da StartSite podemos te dar a assistência necessária.
Clique aqui agora mesmo para fazer o seu site aparecer nas primeiras posições do Google.