A evolução do e-commerce nos últimos anos foi tamanha que hoje já possuímos um modelo de negócio de loja online sem estoque.
Embora esta prática tenha algumas especificidades, pode ser mais uma alternativa para quem quer aprimorar ou começar a vender pela internet.
A seguir, iremos descrever as características desse tipo de negócio para que você conheça outras formas de aprimorar o seu comércio.
Como Funciona a Loja Online Sem Estoque?
A loja online sem estoque é um modelo de vendas em que o vendedor funciona como um intermediador entre o cliente e o fornecedor.
Neste modelo, o vendedor não possui mercadorias de pronta-entrega, o que dispensa o investimento em um estoque de produtos.
Na maioria das vezes, o que ocorre é que o vendedor faz o pedido do envio somente após o pagamento do produto, o que demanda alta eficiência no serviço de entrega para que não haja atrasos.
Esta é uma opção muito buscada por pessoas que criam produtos personalizados ou que simplesmente não desejam ter um acervo para armazenar as suas mercadorias.
Em alguns casos, este modelo pode ser usado para tornar a entrega mais eficiente, pois quando há a presença de fornecedores espalhados por todo o país, o vendedor pode solicitar o que demora menos tempo para enviar.
Tipos de Loja Online Sem Estoque
Fulfillment
No modelo fulfillment, o vendedor contrata o serviço de um centro especializado neste tipo de venda que se responsabiliza pela coleta de produtos, preparo, embalagem e envio.
O vendedor fica responsável apenas pela compra dos produtos e o restante das etapas fica a cargo do centro de fulfillment.
Esta estratégia é bastante eficiente para dar mais velocidade na realização das entregas.
Dropshipping
No dropshipping, o vendedor utiliza o estoque diretamente do fornecedor, funcionando apenas como um intermediário da venda.
Quando o cliente efetua a compra, o vendedor entra em contato com o fornecedor que, por sua vez, fica encarregado de enviar o produto diretamente ao cliente.
É um modelo vantajoso pela economia que proporciona, afinal, não existem gastos com o acervo de produtos e também há a praticidade de não ter que se responsabilizar pelo envio.
Mas isso não quer dizer que não há com o que se preocupar na entrega do produto. Pelo contrário, é preciso de uma comunicação constante para garantir que o cliente receba a compra.
O vendedor deve manter contato regular com o fornecedor para se certificar de quais produtos estão disponíveis no estoque e para conhecer a situação de envio dos pedidos.
Sob encomenda
Na venda sob encomenda, o vendedor compra a quantidade de produtos que conseguir de seu fornecedor e, quando consegue vendê-los, o fornecedor envia para o vendedor, que repassa ao cliente.
Este processo, na prática, elimina a necessidade de ter um estoque para depositar os produtos, pois a própria empresa responsável pelo fornecimento o mantém armazenado.
Como o produto precisa ser enviado para o vendedor, para somente depois ser passado para o consumidor, pode ser necessário fixar um prazo de entrega um pouco maior para o cliente.

Just in Time
O sistema just in time é semelhante ao modelo sob encomenda. Porém, a diferença é que o vendedor compra o produto do fornecedor apenas quando a venda no site for concluída.
A entrega da mercadoria fica a cargo do vendedor e, portanto, ele deve assegurar que todo o processo seja feito da forma mais rápida possível para que não haja atrasos no envio.
Este sistema pode ser útil para evitar desperdícios e rupturas de estoque, pois ele não precisará lidar com um grande acervo.
Vale a Pena Montar Uma Loja Online Sem Estoque?
A resposta para esta pergunta depende do investimento que a empresa pode fazer no seu negócio e o modelo que pretende utilizar.
A ausência de estoque diminui investimentos, evita rupturas, roubos, danos, demanda menos espaço e não necessita da realização de gerenciamento.
Por outro lado, é preciso lidar com prazos de entrega e troca ainda maiores, e a demora já é um grande problema, considerada como o principal fator de desistências de compra no e-commerce.
Porém, comerciantes que estão iniciando sua trajetória com poucos recursos ou que querem trabalhar com produtos personalizados podem se beneficiar deste modelo.
O grande desafio, no entanto, será otimizar as etapas do traslado da mercadoria para que não demore muito a chegar ao cliente – caso contrário, isso poderá ser uma experiência frustrante para ele.
Como Montar Uma Loja Online Sem Estoque
Faça um planejamento
Você já está estudando sobre o tema e está no caminho certo! Continue se aprofundando, pois um bom negócio vai depender do entendimento que você possui sobre o assunto e, posteriormente, da experiência adquirida.
Mas, para começar a obter isso, você precisará definir:
- Seus objetivos (o que você pretende com uma loja online sem estoque?);
- Fornecedores;
- Qual plataforma você utilizará (e-commerce, marketplace ou outra forma);
- Planeje as etapas de venda e entrega para definir a execução e os prazos de entrega;
- Defina a persona do seu negócio para a qual serão direcionadas as suas ações;
- Defina as formas de pagamento que serão aceitas;
- Como será feita a divulgação do seu negócio.
Conheça seu nicho de atuação
Ao entrar em um nicho de mercado, você precisará conhecer muito bem o público com o qual está lidando, o que é tendência entre os potenciais clientes e qual é a melhor estratégia para conquistá-los.
Uma forma muito eficiente, e até mesmo necessária, é buscar conhecer a atuação dos seus concorrentes, pois isso também irá mostrar o que você pode fazer para conseguir superá-los.
A infraestrutura de uma loja online sem estoque é muito importante, mas as estratégias de marketing utilizadas são essenciais, não se esqueça disso.
Crie seu site
Uma das características da loja online sem estoque é que muitos marketplaces não aceitam este modelo de negócio, o que pode restringir muito as suas opções.
A melhor alternativa, neste caso, é criar o seu próprio site, pois isso é o que de fato irá evitar qualquer contratempo e garantirá maior personalização da sua página.
Criar o site da sua loja irá possibilitar:
- Disponibilizar as formas de pagamento que você desejar;
- Aumentar as possibilidades de criar estratégia de marketing para atrair tráfego e converter vendas;
- Anunciar sua loja nas ferramentas do Google
- Criar seu próprio portfólio.
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