Com a pandemia, o número de pessoas que passaram a fazer compras online aumentou. De acordo com a Mastercard SpendingPulse, o e-commerce brasileiro cresceu 75% em 2020, quando comparado ao ano anterior.
Porém, na realidade dos pequenos e médios empreendedores, esse aumento de vendas pode não ter sido tão grande.
Por isso, a StartSite separou dez dicas para quem quer saber como vender mais pela internet. Confira!
1. Ofereça vários métodos de pagamento
Cada usuário tem sua preferência de forma de pagamento ao realizar uma compra. Além disso, em muitos casos, o comprador não tem um cartão de crédito, ficando refém do boleto para realizar compras online.
Caso sua loja ofereça apenas uma opção de pagamento, é provável que muitos clientes que queiram seu produto deixem de comprá-lo.
Por isso, para aumentar suas vendas pela internet, é importante oferecer diferentes métodos de pagamento. Assim, o usuário não desiste na última etapa antes da compra.
Ofereça várias bandeiras de cartão de crédito e boleto. Algumas lojas, inclusive, já aceitam pagamento por Pix e transferência bancária.
2. Garanta que seu site é seguro
Muitas pessoas ainda têm receio em comprar pela internet por conta da segurança das informações. Afinal, é preciso fornecer dados financeiros e pessoais, como nome, CPF e cartão de crédito. Além disso, a maioria só compra em lojas consideradas seguras.
Por isso, é indispensável que o seu site tenha ferramentas e certificados que garantam a segurança dos dados.
O mais comum é o Certificado SSL, que faz a criptografia de dados entre o servidor e o navegador do usuário, impedindo que terceiros consigam ler as informações.
Porém, há diversas outras formas de fazer a sua loja virtual segura e vender mais pela internet. Inclusive, há empresas especializadas que fazem auditorias de segurança em sites.
3. Melhore a experiência do usuário
Garantir que o usuário tenha uma experiência positiva com sua loja virtual é essencial para que ele finalize a compra e volte ao seu site no futuro.
Em primeiro lugar, é preciso que o site da loja carregue rapidamente no navegador do usuário. Quanto mais o site demora para carregar, maior a probabilidade da pessoa sair e procurar um concorrente. O Google recomenda que o tempo de carregamento não demore mais que 2 segundos.
Além disso, é preciso que o design da página seja pensado para o usuário (UX Design). As pessoas precisam encontrar de forma fácil o que elas estão buscando e chegar sem enrolações ao seu objetivo final: a compra.
Isso pode ser alcançado através de um design simples, arquitetura da informação bem definida e consistência visual, por exemplo.
Na StartSite, criamos sites já levando esses elementos em consideração, a fim de aumentar as vendas nas lojas virtuais.
4. Tenha um site responsivo
Mais do que um site com uma boa experiência do usuário, para vender mais na internet é preciso que sua loja virtual seja responsiva.
Isso significa que o tamanho da página se adapta de acordo com dispositivo pelo qual ela é acessada: celular, tablet ou computador.
Assim, você garante que o usuário conseguirá ter acesso de forma fácil a todas as informações do seu site, independentemente do dispositivo que ele usar.
Além disso, é importante que o seu site tenha uma boa experiência para celular, visto que grande parte dos brasileiros faz compras online pelo smartphone.
5. Utilize imagens de alta qualidade
Usar imagens com alta resolução dos produtos ajuda os clientes a visualizar melhor e entender o que estão comprando.
Não só isso, disponibilizar mais de uma imagem para cada produto, com diversos ângulos e iluminações, também ajuda nesse fator.
Porém, é preciso tomar cuidado com o tamanho do arquivo de imagem na hora de colocá-lo em seu site. Caso o arquivo seja muito pesado, ele prejudicará a velocidade de carregamento da página.
Ainda, é preciso evitar formatos ultrapassados como PNG e GIF em sua loja virtual. Os formatos ideais para imagens online são JPEG e WebP.
Além disso, é importante ter uma boa descrição para os produtos de sua loja virtual. Assim, as pessoas conseguem tirar todas as dúvidas possíveis antes de comprar.
6. Ofereça um suporte de qualidade
Para vender mais pela internet, é preciso não só alcançar mais pessoas, mas fidelizar quem já comprou antes em sua loja virtual.
Uma das formas de fidelizar clientes é oferecendo um serviço de suporte e atendimento ao cliente de qualidade.
Assim, o cliente consegue tirar eventuais dúvidas que tenha sobre os produtos. Além disso, é preciso de um suporte eficiente e rápido para aqueles clientes que fizeram uma compra online e tiveram problemas com o frete, pagamento ou receberam um produto diferente do comprado.
Tudo isso é necessário para evitar que o cliente tenha uma experiência negativa com sua loja e fidelizá-lo.
7. Seja ativo nas redes em mídias sociais
Uma das formas mais diretas de conseguir vender mais pela internet é anunciando em redes sociais, como o Facebook e Instagram.
Através de postagens para os seus seguidores, você consegue divulgar produtos, promoções e novidades de sua loja virtual.
8. Invista em anúncios pagos
Além de divulgar através das redes sociais, é possível impulsionar postagens através do Facebook Ads. Pagando uma quantia em dinheiro na plataforma, você consegue alcançar um público que ainda não conhece sua loja e aumentar suas vendas online.
Ainda, há a possibilidade de divulgação através do Google Ads. Assim, você anuncia sua própria loja virtual nos primeiros resultados de busca no Google.
Por mais que exija um investimento inicial, fazer anúncios pagos pode ajudar a aumentar as vendas na sua loja virtual.
9. Comece vendendo em marketplace
Se você ainda está no começo de sua empresa e não quer investir um valor alto criando uma loja virtual, vender em marketplaces, como Amazon, Mercado Livre e Magazine Luiza, é uma ótima opção.
Os marketplaces ficam responsáveis pela logística de entrega e o método de pagamento. Enquanto isso, os lojistas dedicam seus esforços em cadastrar os produtos na plataforma, com fotos e descrições.
Porém, a desvantagem de vender em um marketplace é que a plataforma fica com uma comissão das vendas realizadas. Ainda sim, essa é uma ótima maneira de vender mais pela internet.
10. Ofereça cupons de desconto
O uso de cupons de desconto é uma maneira de atrair novos usuários, principalmente em períodos de vendas baixas.
Alguns exemplos de cupons de desconto em lojas virtuais são:
- descontos na primeira compra;
- desconto cumulativo, de acordo com a quantidade de produtos;
- frete grátis;
- ofertas de datas comemorativas, como Black Friday e Natal.
Divulgar os cupons em redes sociais e em banners no próprio site pode ajudar a aumentar as vendas online.
Neste texto, você viu algumas dicas de como vender mais pela internet. Agora, é hora de colocá-las em prática!
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