O maior desafio de toda página de empresa é atrair mais acessos orgânicos e impulsionar as métricas. É por isso que muitas pessoas pensam em diversas formas de divulgar um site.
Existem diferentes tipos de estratégias que podem facilmente ser adaptadas a empresas com qualquer faixa orçamentária, mas é claro que, quanto mais investimento em divulgação, maior será a probabilidade de bons resultados.
Por isso, falaremos neste texto de múltiplas funções para você investir no seu site, blog, redes sociais, ferramentas auxiliares e parcerias que podem impulsionar sua estratégia para divulgar um site.
O Que Levar em Consideração Antes de Divulgar um Site?
Divulgar um site é, sim, uma etapa importante para atrair acessos. No entanto, deve ser parte de um processo muito bem formulado.
Isso porque a divulgação do site é uma das etapas de atrair acessos para o site, mas não é a única.
Portanto, procure formular muito bem sua estratégia de marketing digital e SEO, pois é isso que ajudará a decidir a estratégia de divulgação do seu site.
Veja alguns pontos nos quais você deve focar:
Produção de conteúdo
Mais importante que divulgar um site, é ter o que apresentar para o público. Caso contrário, sua divulgação não será eficaz.
O bom conteúdo tem a capacidade de engajar, apresentar os produtos e serviços que a empresa oferece e também pode servir como uma prestação de serviço a quem está acessando.
Procure oferecer boas postagens, e-books, vídeos, acesso a materiais ricos, entre outras opções que despertem o interesse de quem está navegando por sua página.
Defina seus objetivos e observe as métricas
Você pode ter um site para obter um alcance maior, demonstrar autoridade no assunto ou atrelar sua marca a um determinado valor; tudo isso diz respeito aos seus objetivos em relação ao seu site.
As metas, por sua vez, são determinantes para fazer a avaliação de métricas do seu site, ou seja, o desempenho que a página tem.
Utilize SEO
Você deve estar bem ciente de que para atrair pessoas para dentro do seu blog, existem algumas técnicas muito bem definidas que o Google levará em conta e que você não pode ignorar.
O SEO são algumas práticas para você formatar suas páginas e conteúdos. É super importante que seu site tenha um bom layout, formatação de conteúdo, velocidade rápida de carregamento e links amigáveis.
Você precisa influenciar as pessoas a acessarem seu site, permanecerem lá dentro e tomarem decisões, pois isso é o que torna um site atraente.
Uma vez que você tem uma boa página na web, terá algo relevante para ser divulgado e isso, com certeza, irá atrair um tráfego de acesso maior.
Evite estratégias que não agregam valor à marca e ao trabalho
Você já deve ter notado que as práticas que sugerimos até aqui servem para agregar valor ao seu site e à sua marca, justamente porque este é o foco principal de um site.
O aumento de acessos e conversões de clientes é consequência de um trabalho bem feito, por isso, é preciso evitar práticas que prejudiquem a página.
Portanto, se você ainda não possui um conteúdo relevante para apresentar, ainda é muito cedo para começar a sua divulgação.
Um bom site não está focado apenas em deixar a marca em evidência, como em um comercial de televisão; ele precisa oferecer algo de relevante para que o internauta possa consultar e interagir.
Se você for capaz de oferecer isso, poderá fazer uma divulgação agradável, em que o consumidor opte por receber o seu conteúdo, sem precisar de enviar os desagradáveis spams ou técnicas de uso de SEO excessivo, linkbuildngs manipulados ou spams na páginas.
Existem uma série de práticas que podem ser consideradas enganosas e, se isso for detectado, seu site pode ser penalizado no rankeamento do Google.
Portanto, evite adotá-las. Dessa forma, a sua marca e o seu negócio só têm a ganhar com isso.
6 Estratégias para Divulgar um Site
1- Tenha um blog
O blog talvez seja uma das peças mais estratégicas para a divulgação de um site porque através dele é possível gerar conteúdo e direcionar o leitor para tomar ações dentro do seu portal.
Além do mais, o blog é o principal elemento para atrair tráfego orgânico para o seu site, o que é fundamental para que a página tenha mais acessos.
As postagens do blog são uma forma de prestação de serviço e de criar conteúdos sobre assuntos no campo de atuação da sua empresa, como este que você está lendo.
Através disso, você irá agregar valor à sua marca, alimentar o seu site com conteúdos e outros materiais relevantes para o seu público e, através do aumento de acessos, cresce também a possibilidade de converter mais clientes.
Você vai ver que, quanto mais você alimentar o seu blog, mais terá coisas do seu site para divulgar.
Nós aqui da StartSite podemos te ajudar com esta e outras etapas apresentadas neste texto, pois temos um time especializado na criação de sites e em estratégias para aumentar o alcance. Clique aqui e saiba mais.
2- Use redes sociais
Tenho certeza que muitas pessoas que estão lendo este texto pensaram, antes de qualquer outra coisa, nas divulgação em redes sociais.
Esta é, simm uma boa estratégia, e uma das principais métricas de acesso são aquelas que vêm da rede social.
Este é um bom espaço para gerar engajamento com sua marca, pois permite a interatividade com o público e a divulgação do conteúdo e de páginas do site por meio de postagens.
Além disso, as principais redes sociais contam com anúncios pagos, direcionados de acordo com o interesse do público.
Isso aumenta as chances de pessoas com interesses nos serviços oferecidos pela sua empresa terem contato com a sua marca e com o site.
Ou seja, há muitas possibilidades para aumentar os acessos no site e até mesmo para converter novos clientes.
3- Invista no Google Meu Negócio
Eu tenho certeza que você já procurou uma loja pelo Google e a plataforma de buscas mostrou as opções que estavam mais próximas da sua localização.
Isso ocorre porque essas empresas se cadastraram no Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita que permite à empresa colocar sua localização, horário de funcionamento e informações de contato.
Dessa forma, o cliente tem tudo o que é necessário para saber como ele pode fazer para comprar ou entrar em contato com a loja.
Você também pode cadastrar o seu site e usar esse mecanismo para divulgá-lo.
4- Ofereça recompensas ao seu público
Lembra do que falamos sobre gerar valor para a marca? Você pode fazer isso e divulgar um site simultaneamente.
Muitas empresas oferecem materiais ricos, vídeos, e-books e outras recompensas ao cliente por tomarem alguma decisão dentro do site.
Você pode usar isso para criar um mailing para a sua empresa e divulgar os conteúdos mais recentes que forem postados no site ou enviar outras coisas que forem de interesse do internauta.
Muitas empresas aproveitam este momento para colocar um pequeno questionário para conhecer melhor o perfil de quem está acessando o site.
Esta é uma boa forma de criar uma interação utilizando coisas que podem ser interessantes para quem está acessando a sua página.
5- Invista em marketing de e-mail
Uma vez que seu público fizer o cadastro para receber alguma recompensa, você pode começar a trabalhar esta relação mais a fundo com a pessoa que receberá o seus e-mails.
Pense bem, você terá o nome dela e mais algumas informações sobre seu perfil e interesses.
É possível criar mensagens personalizadas e enviar apenas conteúdos que possam ser relevantes para quem está cadastrado.
E não é preciso digitar os conteúdos individualmente e gastar muito tempo enviando as mensagens, pois existem dispositivos que fazem este trabalho automaticamente.
Você irá notar que boa parte deles são pagos, mas existem algumas opções gratuitas, como o MailChimp e o SendInBlue.
6- Escreva em outros blogs
O guestpost é uma estratégia muito utilizada por empresas que querem fazer divulgação e, é claro, também pode ser usado no caso dos sites.
Trata-se de fazer uma postagem em um outro blog que aborda um assunto diferente para poder falar de algo que a sua empresa domina.
O ideal é que você busque firmar uma parceria com outra página que o seu público alvo também costuma acessar com frequência.
Ali, você terá a oportunidade de falar para um público que ainda não conhece sua marca sobre algo que a sua empresa domina e, desta forma, poderá atrair atenção para o seu negócio e para o seu site.
Conclusão
Invista em divulgação e em ferramentas para aumentar o alcance do seu site, mas sem deixar de investir no valor da sua marca.
Lembre-se que esses dois valores andam de mãos dadas e, quanto mais eles caminharem juntos, melhor será a sua estratégia na hora de divulgar um site.
Essas são algumas formas de divulgar um site. Se você quer saber mais, não deixe de buscar a orientação de uma equipe focada em desenvolvimento de sites e conteúdos, pois eles terão boas soluções para oferecer.