As vendas online cada vez mais se consolidam como uma das principais tendências de venda e parte desse sucesso se deve à estrutura que as empresas conseguem oferecer. É por isso que é cada vez mais importante oferecer credibilidade no e-commerce.
Mas é fundamental que as empresas pensem na forma de transmitir essa credibilidade no e-commerce. Afinal, é preciso entender o que leva o cliente a confiar em uma marca que ele ainda não conhece.
Neste texto, vamos falar sobre algumas boas práticas para ter credibilidade no e-commerce, ajudar o comerciante a melhorar a sua plataforma e conquistar a confiança de mais clientes.
Sabemos que não são todas as empresas que terão estrutura ou capacidade para implementar todas as práticas, mas é importante buscar a implementação da maior quantidade possível para garantir a eficiência da estratégia.
5 Dicas Para Transmitir Credibilidade no E-commerce
1- Design Atraente e Informativo
O design de uma loja virtual causa impacto semelhante ao do espaço de uma loja física. Muitos clientes não se sentem à vontade para comprar em um ambiente que não transmite a sensação de cuidado e organização.
Designs obsoletos ou mal estruturados dão a entender que a loja não está operando ou que não há muito cuidado para atrair o cliente. É preciso que ele se sinta à vontade no espaço digital.
Um bom layout para a página não deve ser apenas bonito, mas também deve trazer dados que comprovem que a empresa possui CNPJ, endereço, formas de contato, boa avaliação dos clientes e oferece credibilidade na entrega.
Estabelecer meios para que o cliente possa pesquisar, conhecer e entrar em contato com a empresa são recursos essenciais para transmitir confiança para quem está comprando ou visitando o site da marca.
Lembre-se que a experiência de compra do cliente caminha de mãos dadas com a segurança na hora de comprar. Portanto, investir no seu site é investir na qualidade da sua marca.
2- Compartilhe Avaliações
Falamos por alto sobre este recurso no ítem anterior, mas vale explicar em um tópico exclusivo sobre a importância de compartilhar as avaliações dos clientes.
Publicidades e ações de marketing de todo tipo podem ser positivas para a marca, mas uma das mais efetivas e antigas que existem é a recomendação de quem já comprou naquele lugar.
Esse recurso também pode ser útil para valorizar outros pontos positivos da marca, como o bom atendimento, se ela soluciona as reclamações e dúvidas dos clientes, etc.
Algumas empresas podem pensar que isso pode dar visibilidade para avaliações negativas e, dessa forma, sujar a reputação da marca.
No entanto, é possível dar destaque para determinados comentários na hora de programar um site.
Mesmo assim, é importante ter atenção às avaliações negativas, pois trazem a oportunidade de aprimorar o serviço da loja usando como referência aquilo que os clientes não estão gostando.
É importante responder esses comentários com polidez e se colocar à disposição para solucionar problemas.
Lembre-se que na era da internet, muitas pessoas podem ir atrás de reclamações da sua empresa com facilidade.
Portanto, o mais importante é se esforçar para melhorar a qualidade dos produtos e serviços e saber se comunicar com o cliente.
3- Utilize Diferentes Canais da Web
Explorar a marca em diferentes plataformas, apresentando os serviços e produtos oferecidos pela loja, dará ao cliente a oportunidade de conhecê-la melhor.
Além do próprio website, há também as redes sociais e as ferramentas que o Google disponibiliza.
Além disso, é possível explorar recursos multimídia como vídeos de apresentação, imagens que mostram o ambiente da loja (caso tenha espaço físico) e chats de interação entre a empresa e o cliente.
Estar em diferentes plataformas não é apenas uma forma de alavancar a reputação da sua empresa, mas também de oferecer mais caminhos para que o seu cliente possa chegar até você.
Mas tão importante quanto utilizar essas ferramentas é ter uma boa estratégia de marketing que incorpore todas as plataformas que fazem sentido para a empresa utilizar.
Ou seja, é necessário manter a identidade da empresa em todas essas plataformas, estabelecer relações com os clientes e buscar soluções para qualquer problema ou dúvida que ele tiver.
É preciso pensar em como criar proximidade com as pessoas e, consequentemente, gerar confiança.
4- Selo SSL
O SSL é uma sigla que significa Secure Socket Layer. Trata-se de um certificado que gera um acesso criptografado no site da empresa.
O visitante consegue identificar que o acesso é seguro, pois ele gera um selo na barra de pesquisa na parte de cima do navegador.
Ao invés da conexão aparecer com o “http://”, irá aparecer com “https://”. A letra S acrescentada no link significa “segurança”.
Com isso, o visitante terá ainda mais certeza de que está fazendo uma navegação em um site confiável, o que lhe dará mais tranquilidade para fazer as suas compras.
5- Gateways de Pagamento
Não dá para pensar apenas na imagem da empresa e se esquecer que a segurança também precisa ser proporcionada na hora de comprar.
Muitas pessoas se passam por empresas e utilizam modalidades de pagamento como boletos e depósito em conta para aplicar golpes. Por isso, é preciso ter outras alternativas que garantam um pagamento seguro.
O gateway de pagamento funciona como uma espécie de maquininha de cartão, que cumpre a etapa de autorizar o pagamento mediante o fornecimento de dados do comprador ou por criptografia.
No entanto, apenas pessoas jurídicas podem ter esta modalidade de pagamento, o que proporciona ao consumidor a certeza de que ele está comprando diretamente com uma empresa.
Conclusão
Neste texto, vimos o quanto oferecer credibilidade no e-commerce pode ser determinante para a conversão e aumento no número de vendas.
O site não pode apenas ser confiável, precisa também parecer ser; por isso, ofereça ao cliente a melhor interface e os melhores caminhos para ele chegar até a marca. Isso não irá agregar apenas confiança, também aumentará os acessos ao site.
E você, está querendo começar, aprimorar ou oferecer mais credibilidade no e-commerce da sua empresa? Converse com os nossos especialistas clicando aqui.
Nós iremos falar mais sobre essas e outras boas práticas para ajudar seu site a ter mais acessos e aumentar os negócios.