Gerar tráfego no site é uma tarefa que depende de uma série de fatores.
O tráfego na internet hoje depende, predominantemente, da capacidade da empresa de gerar conteúdos otimizados que sejam relevantes para o público.
Não conseguiu entender? Pense bem em como é feita uma pesquisa no Google. Em geral, queremos encontrar o que pesquisamos da forma mais direta e simples possível.
É aí que entra um conjunto de diversas boas práticas que ajudam o texto a ser mais objetivo e relevante para quem está lendo.
Vamos entender melhor como fazer isso nos tópicos a seguir.
6 Boas Práticas Para Gerar Tráfego no Seu Site
1- Fazendo o Seu Site Aparecer no Google
Se você parar para pensar em todos os sites que costuma a acessar, provavelmente irá perceber que são poucos os que você acessa com muita frequência.
Mas tenho quase certeza que você utiliza o Google. Hoje, o principal mecanismo de busca virtual conta com tantos recursos e uma pesquisa tão aprofundada que virou quase um sinônimo de internet.
Por isso, é muito importante que o seu site esteja nas primeiras páginas de pesquisas, pois é dali que vêm os principais meios para gerar tráfego para os sites.
E, para quem quer chegar lá, é importante saber que o Google valoriza sites com algumas características. Por exemplo:
Velocidade de carregamento da página
Você sabia que um site que demora mais de três segundos para carregar pode ter uma taxa de abandono girando em torno de 40% e que pode aumentar 10% a cada segundo a mais de espera?
Por isso, é preciso ter muito cuidado com a qualidade do servidor que hospeda a página, imagens muito grandes e as fontes, pois tudo isso pode afetar o carregamento do site.
Conteúdos bons e relevantes
O primeiro questionamento que um produtor de conteúdo deve se fazer é: aquilo que ele está produzindo é relevante para as pessoas?
É sempre importante realizar algumas pesquisas para saber se as pessoas estão fazendo buscas por aquele tipo de conteúdo.
E, mais do que se aproveitar de tendências, é preciso entregar aquilo que elas estão procurando e responder as perguntas que as pessoas mais fazem através de conteúdos de qualidade.
Postagens otimizadas
Explore diversas formas para deixar o seu texto interessante e com boa legibilidade, como um título atrativo, parágrafos sucintos e subtítulos dividindo os principais pontos do assunto tratado.
Não se esqueça daquilo que é indispensável para todo texto: um bom português e uma escrita envolvente.
Quanto mais conteúdo relevante você for capaz de entregar de forma mais objetiva, melhor.
Link Building
Uma forma que o Google tem de entender que um determinado texto possui relevância é através dos hiperlinks.
Por isso, faça hiperlinkagem para sites externos de autoridades no assunto que você está tratando ou então para outras páginas do seu próprio site.
Essa é uma boa forma de chamar atenção para outros assuntos relacionados e manter o internauta no seu site por mais tempo, o que também dá maior relevância para o seu conteúdo.
URLs Amigáveis
O endereço que você digita no seu buscador também pode ajudar a fazer a diferença na hora de rankear sua página no Google.
O indicado é não deixar URLs densos e cheios de caracteres. É possível editar isso antes de postar o conteúdo.
De preferência, use apenas o nome do conteúdo para cada nova postagem que você fizer. Essa é uma forma de deixar o site bonito e de simplificar o acesso.
2- Invista em Tráfego Pago
O tráfego pago não deve estar no centro de nenhuma estratégia, mas pode ser um ótimo auxiliar no impulsionamento da sua página.
Uma das principais formas de fazer isso é através do Google Adwords, que fará com que seu site apareça em destaque em mais pesquisas.
A grande vantagem desse mecanismo é a capacidade de oferecer o seu conteúdo apenas para pessoas que estão procurando por assuntos relacionados, o que aumenta as chances de sucesso.
3- Aposte em Diferentes Plataformas
Muitas vezes, construir a imagem de uma marca capaz de gerar engajamento envolve estratégias de multimídia.
As redes sociais terão uma função diferente do seu site, podendo ser um excelente veículo para aproximar o público e a marca.
Afinal, permitem a postagem de conteúdos em texto, foto e vídeo, o que contribui para o compartilhamento em uma plataforma onde muitas pessoas já estão inseridas. Isso pode facilitar o encontro do público com a marca.
Aliás, você pode aproveitar o tráfego dessas plataformas para alimentar o seu site, chamando atenção para um conteúdo disponibilizado em sua homepage ou divulgando os produtos e serviços que estão disponíveis.
Além disso, as redes sociais também favorecem a interação do público com a marca, o que pode ajudar a responder dúvidas, solucionar reclamações e receber sugestões.
No entanto, uma vez que a marca tiver um perfil nessas redes, certifique-se de alimentá-lo periodicamente para mostrar que a empresa está ativa.
4- Invista em Anúncios nas Redes Sociais
Se você está buscando alguma forma de engajar seu público, interagir com ele e chamar atenção para a sua página, investir em anúncios também pode ser uma boa alternativa.
As principais redes sociais atualmente contam com esse dispositivo, como o Youtube, Instagram, Facebook, etc.
A plataforma ideal para investir em anúncios é algo que pode variar de acordo com cada empresa, pois vai de acordo com o seu foco de atuação.
No Facebook, Instagram e Youtube, por exemplo, é possível segmentar o alcance do anúncio de acordo com os interesses do público e com a região em que as pessoas estão.
Tente exibir sua mensagem de forma direta e bem objetiva. Lembre-se que nas redes sociais somos bombardeados por muitos conteúdos e, por isso, é preciso captar a atenção em meio a este fluxo intenso para gerar tráfego.
5- Fique por Dentro das Tendências
Uma forma de escrever sobre assuntos relevantes é se atentar para as tendências relacionadas aos assuntos da área de atuação da sua empresa.
Os assuntos novos que são muito comentados, além de terem um grande potencial de tráfego, também possuem a vantagem de ser menos comentados do que os outros.
Se um assunto é menos comentado, também haverá menos concorrência pelo topo das páginas no Google e, por isso, é preciso ter muita atenção a essas oportunidades para gerar tráfego orgânico para o seu site.
6- Observe suas Métricas
Outro bom termômetro para saber se o assunto é interessante para o seu público são os próprios conteúdos que você já postou.
Se algum texto foi bastante acessado, está na hora de pensar em outros assuntos relacionados para continuar se aproveitando desta tendência.
Se você tiver um texto muito acessado, poderá colocar alguns hiperlinks nele para atrair o leitor para textos relacionados, mantendo-o em seu site por mais tempo.
Quanto mais seu portal gerar tráfego e mais tempo as pessoas permanecerem nele, melhor será a avaliação do Google.
Se você quer saber quais textos são os mais acessados, cadastre o seu site no Google Analytics, que irá fornecer dados muito precisos sobre acessos e tempo de permanência em sua página.
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