Hospedagem Gerenciada: O Que é e Quais São os Seus Benefícios

O que é Hospedagem Gerenciada e Benefícios para seu Negócio

Independentemente se é para uma loja virtual, blog pessoal ou site profissional, a hospedagem é essencial para que a página tenha um bom funcionamento. Porém, em muitos casos, contratar apenas a hospedagem não é o suficiente.

Para quem busca um serviço mais robusto e que garanta que o site esteja sempre no ar, a hospedagem gerenciada pode ser uma solução.

Neste artigo, explicaremos tudo que é necessário saber sobre hospedagem gerenciada. Você irá ler sobre:

  • O que é hospedagem?
  • O que é hospedagem gerenciada?
  • Hospedagem gerenciada e não-gerenciada: qual a diferença?
  • Benefícios da hospedagem gerenciada
  • Qual a melhor hospedagem gerenciada?

O que é hospedagem?

A hospedagem é um serviço que permite a publicação de um site na internet. Ela nada mais é do que o “aluguel” de um espaço em um servidor para armazenar e disponibilizar os arquivos de um site.

Um site é um conjunto de arquivos, como códigos, textos e imagens. Porém, para serem acessados por outros usuários, esses arquivos precisam ser armazenados em um servidor.

O servidor é um computador físico em que diversos arquivos de sites ficam disponíveis para que navegadores acessem. Os provedores de hospedagem disponibilizam um espaço no servidor e ficam responsáveis por transferir os arquivos do servidor para o navegador do usuário.

Hospedagem gerenciada WordPress
Hospedagem Gerenciada: O Que é e Quais São os Seus Benefícios 3

O que é hospedagem gerenciada?

A hospedagem gerenciada é uma hospedagem em que a empresa que presta o serviço faz a administração do servidor. Assim, a empresa em que seu site está hospedado o mantém sempre funcionando e fica responsável pela instalação, gerenciamento e manutenção do software e hardware servidor.

Além disso, a maioria das empresas de hospedagem gerenciada, como a StartSite, oferecem junto com o serviço o certificado SSL, garantindo a segurança do site na internet.

Hospedagem gerenciada e não-gerenciada: qual a diferença?

A principal diferença entre os dois tipos de hospedagem é que, na hospedagem gerenciada, há uma equipe especializada administrando o servidor.

Apesar de ser mais cara do que apenas um serviço de hospedagem não-gerenciada, a hospedagem gerenciada acaba sendo a opção mais segura e que gera economia de tempo,  principalmente para quem não tem conhecimento em tecnologia de rede.

Isso porque ao invés de gastar tempo lidando com aspectos técnicos, você pode deixar uma equipe preparada lidar com os problemas e focar no crescimento do seu negócio.

Benefícios da hospedagem gerenciada

Contratar um serviço de hospedagem gerenciada traz uma série de benefícios para o seu negócio. Confira alguns deles:

Mais segurança

Sem dúvida, um dos principais benefícios da hospedagem gerenciada é a segurança para o seu site. Para quem tem ou procura ter uma loja virtual, a segurança é um fator indispensável.

Com uma empresa e equipe com expertise em hospedagem gerenciada e redes de informação, a segurança dos dados do seu negócio são bem maiores do que na hospedagem não-gerenciada.

Alguns das práticas que as empresas de hospedagem gerenciada usam para manter a segurança dos sites são:

  • varreduras periódicas para detectar malwares;
  • filtragem para evitar spams;
  • configurações de firewall;
  • atualizações de segurança no site.

O que é Hospedagem Gerenciada e Benefícios para seu Negócio
Hospedagem Gerenciada: O Que é e Quais São os Seus Benefícios 4

Menor custo de operação

Pode parecer contraditório, mas contratar um serviço de hospedagem gerenciada o ajuda a economizar dinheiro.

Isso porque, caso o seu site apresente problemas no futuro, você não vai precisar contratar alguém apenas para resolvê-lo; o prestador de serviço de hospedagem gerenciada já oferece suporte técnico e manutenção junto com o pacote.

Além de economizar tempo, com a hospedagem gerenciada você evita uma série de falhas que precisam ser resolvidas rapidamente para que seu site tenha uma boa performance. 

Assim, você não gasta dinheiro toda vez que precisar corrigir uma falha e nem gasta o seu tempo resolvendo um problema que pode ser solucionado facilmente por uma equipe especializada.

Backup do site

Com a hospedagem gerenciada, a empresa fornecedora do serviço de hospedagem faz backups automáticos dos arquivos de seu site. Assim, caso algum fator externo ou falha acabe fazendo com que esses arquivos se perca, é possível recuperar as informações de seu site e nenhum dado é perdido.

No caso da hospedagem não-gerenciada, o backup fica de responsabilidade de quem contrata o serviço de hospedagem.

Suporte 24h

Boas empresas de hospedagem gerenciada fazem o monitoramento de seu site a todo momento e oferecem suporte técnico 24 horas por dia para atender demandas, através de telefone, e-mail ou até mesmo WhatsApp.

Deste modo, assim que um problema ocorre, uma equipe técnica especializada já começa a trabalhar em uma solução. Mas, acima de tudo, uma empresa de hospedagem gerenciada trabalha para evitar que falhas aconteçam.

Estabilidade para o site

Como na hospedagem gerenciada há um monitoramento em tempo real de tudo que acontece com sua página, as chances do site ficar fora do ar são mínimas.

Assim, você não perde nenhum possível cliente por conta da falta de acesso ao seu site.

Se você busca profissionalizar o seu site ou loja virtual, a hospedagem gerenciada é indispensável. Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o assunto, certifique-se que a empresa contratada ofereça todos os benefícios da hospedagem gerenciada!

Na StartSite, oferecemos hospedagem gerenciada WordPress, certificado SSL e manutenção regular, certificando que você não precisará se preocupar com os aspectos técnicos do seu site. Entre em contato e confira nossos planos!

Links Para Leitura

Compartilhar: