Site ou Redes Sociais: Qual é melhor para seu negócio?

Site ou Redes Sociais: Qual é melhor para seu negócio?

Ter uma presença digital é fundamental para o sucesso de empresas. Porém, uma dúvida que surge em muitos empreendedores acaba sendo: é melhor investir em um site ou redes sociais?

No texto a seguir, você irá ler sobre as vantagens e desvantagens das redes sociais e de um site, além de saber identificar qual o melhor para o seu negócio.

Site ou redes sociais: qual a diferença?

Existem diversas diferenças a ser levadas em conta na hora de optar entre um site ou redes sociais, mas a principal delas está na estratégia de marketing digital.

Em geral, o site tende a ser uma apresentação formal do negócio e é onde a venda se concretiza. Já as redes sociais são um ponto de captação de possíveis clientes e o local em que se interage mais diretamente com o público.

Porém, escolher entre um site ou redes sociais vai muito além disso. Por isso, vamos abordar as especificidades de cada um, além de suas vantagens e desvantagens.

Site

Um site institucional ou loja virtual nada mais é do que um endereço dentro da internet. Através dele, você pode divulgar seus produtos e serviços, além de apresentar a própria empresa e seu portfólio.

A seguir, veja as vantagens e desvantagens de um site.

Vantagens de um site

Entre as principais vantagens de um site, estão:

  • Credibilidade: a criação de um site exige uma vinculação com registros físicos, como dados pessoais ou da empresa. Assim, um site passa mais credibilidade e confiança ao público. Até porque existem muitos perfis fakes em redes sociais;
  • Segurança na compra: com um site, é possível garantir a segurança das compras através de ferramentas específicas. Nas redes sociais, as compras não contam com essa segurança, podendo prejudicar tanto o cliente quanto a empresa;
  • Personalização: é possível deixar o site com a cara da sua marca. Diferente das redes sociais, em que só é possível personalizar a arte e legenda das postagens;

Desvantagens de um site

  • Maior investimento: para criar um site, é preciso contratar um serviço de hospedagem, além de design e desenvolvimento;
  • Contato menor com o público: em um site, as interações acabam ocorrendo apenas por e-mail ou telefone. Em redes sociais, é possível engajar mais com o consumidor final.

Redes sociais

As redes sociais são plataformas como Instagram, Facebook, WhatsApp e LinkedIn. Para uma boa estratégia de marketing nas redes sociais, é preciso entender que nem todas podem ser adequadas para o seu negócio.

Caso seu produto seja B2B (business-to-business), faz sentido estar presente no LinkedIn. Mas, se o seu negócio é para o consumidor final, o Instagram pode ser uma melhor aposta.

Separamos as principais vantagens e desvantagens de uma rede social para o seu negócio. Confira:

Vantagens das redes sociais

  • Gratuidade: diferente de um site, criar perfis nas redes sociais não custa nada;
  • Público maior: no Brasil, há 150 milhões de usuários de redes sociais, aumentando as chances das pessoas conhecerem sua marca;
  • Interação direta: as redes sociais permitem uma interação mais próxima com o consumidor e possíveis clientes.

Desvantagens das redes sociais

  • Atualização frequente: é preciso fazer publicações constantemente nas redes sociais para que ela seja considerada relevante. Em um site, as atualizações de conteúdo são menos frequentes;
  • Instabilidade: não é incomum observar instabilidades nas redes sociais. Em muitos casos, elas ficam fora do ar por horas, podendo prejudicar empresas que dependem delas para as vendas.

O que é melhor: site ou redes sociais?

Em uma estratégia de marketing, o ideal é estar presente nas redes sociais e ter um site próprio. Afinal, ambos servem propósitos diferentes na comunicação e relacionamento com o cliente. Um canal não exclui o outro!

Enquanto um site profissionaliza um negócio e passa mais credibilidade, as redes sociais podem ser uma maneira mais rápida de interagir diretamente com seu público.

Assim, é preciso definir estratégias diferentes para cada canal de comunicação! Comece traçando os objetivos que você quer alcançar com o seu negócio e, depois, estabeleça quais ações 

Site ou Redes Sociais: o que criar primeiro?

Definir criar um site ou redes sociais primeiro depende do tipo do seu negócio. Se a ideia é fazer vendas rápidas ou interagir com seu público, as redes sociais podem ser o melhor caminho. Porém, se você quiser profissionalizar o seu negócio e realizar vendas maiores através da internet, o ideal é criar um site institucional ou loja virtual.

Uma dica da StartSite é começar criando um site. Assim, você estabelece sua marca digitalmente e passa a ter mais credibilidade. Então, as redes sociais entram depois como um auxílio na estratégia de marketing digital. Isso ajuda a evitar a dependência de redes como Instagram, Facebook e WhatsApp, que contam com instabilidades e quedas de servidor cotidianamente. Nesse sentido, um site institucional ou loja virtual garantem mais segurança para o seu negócio.

Ficou alguma dúvida? Fale agora com um de nossos especialistas pelo WhatsApp!

Links Para Leitura

Compartilhar: