Ter uma presença digital é fundamental para o sucesso de empresas. Porém, uma dúvida que surge em muitos empreendedores acaba sendo: é melhor investir em um site ou redes sociais?
No texto a seguir, você irá ler sobre as vantagens e desvantagens das redes sociais e de um site, além de saber identificar qual o melhor para o seu negócio.
Site ou redes sociais: qual a diferença?
Existem diversas diferenças a ser levadas em conta na hora de optar entre um site ou redes sociais, mas a principal delas está na estratégia de marketing digital.
Em geral, o site tende a ser uma apresentação formal do negócio e é onde a venda se concretiza. Já as redes sociais são um ponto de captação de possíveis clientes e o local em que se interage mais diretamente com o público.
Porém, escolher entre um site ou redes sociais vai muito além disso. Por isso, vamos abordar as especificidades de cada um, além de suas vantagens e desvantagens.
Site
Um site institucional ou loja virtual nada mais é do que um endereço dentro da internet. Através dele, você pode divulgar seus produtos e serviços, além de apresentar a própria empresa e seu portfólio.
A seguir, veja as vantagens e desvantagens de um site.
Vantagens de um site
Entre as principais vantagens de um site, estão:
- Credibilidade: a criação de um site exige uma vinculação com registros físicos, como dados pessoais ou da empresa. Assim, um site passa mais credibilidade e confiança ao público. Até porque existem muitos perfis fakes em redes sociais;
- Segurança na compra: com um site, é possível garantir a segurança das compras através de ferramentas específicas. Nas redes sociais, as compras não contam com essa segurança, podendo prejudicar tanto o cliente quanto a empresa;
- Personalização: é possível deixar o site com a cara da sua marca. Diferente das redes sociais, em que só é possível personalizar a arte e legenda das postagens;
Desvantagens de um site
- Maior investimento: para criar um site, é preciso contratar um serviço de hospedagem, além de design e desenvolvimento;
- Contato menor com o público: em um site, as interações acabam ocorrendo apenas por e-mail ou telefone. Em redes sociais, é possível engajar mais com o consumidor final.
Redes sociais
As redes sociais são plataformas como Instagram, Facebook, WhatsApp e LinkedIn. Para uma boa estratégia de marketing nas redes sociais, é preciso entender que nem todas podem ser adequadas para o seu negócio.
Caso seu produto seja B2B (business-to-business), faz sentido estar presente no LinkedIn. Mas, se o seu negócio é para o consumidor final, o Instagram pode ser uma melhor aposta.
Separamos as principais vantagens e desvantagens de uma rede social para o seu negócio. Confira:
Vantagens das redes sociais
- Gratuidade: diferente de um site, criar perfis nas redes sociais não custa nada;
- Público maior: no Brasil, há 150 milhões de usuários de redes sociais, aumentando as chances das pessoas conhecerem sua marca;
- Interação direta: as redes sociais permitem uma interação mais próxima com o consumidor e possíveis clientes.
Desvantagens das redes sociais
- Atualização frequente: é preciso fazer publicações constantemente nas redes sociais para que ela seja considerada relevante. Em um site, as atualizações de conteúdo são menos frequentes;
- Instabilidade: não é incomum observar instabilidades nas redes sociais. Em muitos casos, elas ficam fora do ar por horas, podendo prejudicar empresas que dependem delas para as vendas.
O que é melhor: site ou redes sociais?
Em uma estratégia de marketing, o ideal é estar presente nas redes sociais e ter um site próprio. Afinal, ambos servem propósitos diferentes na comunicação e relacionamento com o cliente. Um canal não exclui o outro!
Enquanto um site profissionaliza um negócio e passa mais credibilidade, as redes sociais podem ser uma maneira mais rápida de interagir diretamente com seu público.
Assim, é preciso definir estratégias diferentes para cada canal de comunicação! Comece traçando os objetivos que você quer alcançar com o seu negócio e, depois, estabeleça quais ações
Site ou Redes Sociais: o que criar primeiro?
Definir criar um site ou redes sociais primeiro depende do tipo do seu negócio. Se a ideia é fazer vendas rápidas ou interagir com seu público, as redes sociais podem ser o melhor caminho. Porém, se você quiser profissionalizar o seu negócio e realizar vendas maiores através da internet, o ideal é criar um site institucional ou loja virtual.
Uma dica da StartSite é começar criando um site. Assim, você estabelece sua marca digitalmente e passa a ter mais credibilidade. Então, as redes sociais entram depois como um auxílio na estratégia de marketing digital. Isso ajuda a evitar a dependência de redes como Instagram, Facebook e WhatsApp, que contam com instabilidades e quedas de servidor cotidianamente. Nesse sentido, um site institucional ou loja virtual garantem mais segurança para o seu negócio.
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