O que é e como melhorar a presença digital?

Como melhorar a presença digital

Não é novidade que estar na internet é fundamental para a sobrevivência de um negócio. Afinal, quem não está na internet praticamente não existe.

É por isso que ter uma boa presença digital é essencial para empresas que buscam crescer e aumentar as vendas online.

Neste artigo, ensinamos a você o que é presença digital, quais são suas vantagens e como começar a desenvolver uma para sua empresa!

O que é presença digital?

Presença digital é a forma como uma empresa se posiciona na internet e se relaciona com as pessoas. Ela engloba também quais são os canais de comunicação online que a empresa está presente.

Ao contrário do que muitos pensam, ter uma boa presença digital não é apenas ter perfis em redes sociais ou um site institucional.

É preciso bastante pesquisa para produção de conteúdo relevante e ter engajar o público de maneira positiva.

Assim, ter uma estratégia de conteúdo e comunicação é o mais importante ao começar a construir a presença digital para qualquer empresa.

Vantagens de ter presença digital

Agora que você já entendeu um pouco mais do assunto, confira alguns dos benefícios de investir na presença digital da sua empresa.

Mais visibilidade para a marca

Uma das grandes vantagens de ter presença digital é a grande visibilidade que ela traz para a empresa.

Com uma boa produção de conteúdo e presença consolidada em diferentes meios — como um site e redes sociais, por exemplo —, é possível alcançar um público que ainda não conhecia seu negócio.

Assim, com as pessoas já conhecendo sua empresa previamente, é mais provável que elas façam uma compra em algum momento.

Comunicação direta e transparente com os públicos

Através da presença digital, é possível conseguir uma comunicação muito mais direta com seus clientes.

Com uma comunicação clara e eficaz, é possível atrair e engajar muito mais pessoas.

Assim, você consegue entender melhor quais são as dores e necessidades de seus clientes, além de evitar e gerenciar crises com muito mais facilidade.

Maior credibilidade e autoridade

Você já deve ter ouvido falar no ditado “quem não é visto não é lembrado?”, não é?

Hoje, uma empresa que não tem presença digital praticamente não existe para as pessoas, o que traz pouca confiança na hora da compra 

Dessa forma, a presença digital garante para as pessoas que a sua empresa é legítima.

Além disso, com conteúdos pensados de forma estratégica, o seu negócio pode se tornar referência no mercado para o segmento.

Aumento das vendas

Por último, o aumento no número de vendas é uma das maiores vantagens de se ter uma presença digital.

Afinal, se a sua marca está presente em diferentes canais, é mais provável que as pessoas se lembrem da sua empresa na hora de comprar um produto ou serviço.

Além disso, com uma comunicação transparente e transmitindo uma maior confiabilidade ao público, a probabilidade de fidelização do cliente aumenta.

Como ter presença digital?

diversas formas de se ter presença digital. Elas estão ligadas aos canais de comunicação da empresa e como ela se comunica dentro de cada um.

É importante notar que não adianta a empresa estar presente em todos esses canais sem ter uma comunicação efetiva.

Por isso, é melhor começar aos poucos e escolher apenas alguns para começar a construir a presença digital da sua empresa!

Dentre os principais meios de comunicação de se ter presença digital, os principais são:

  • Redes sociais;
  • Site ou loja virtual;
  • E-mail marketing;
  • Google Meu Negócio;
  • Tráfego pago.

Redes sociais

Hoje, estar nas redes sociais é um dos principais meios de se ter presença digital. Assim, é preciso ter perfis consolidados nas redes sociais escolhidas e postar conteúdos de qualidade regularmente.

Porém, é preciso saber em quais redes sociais o seu público se encontra. Afinal, nem todas as redes serão compatíveis com o seu negócio.

Algumas redes sociais em que você pode ter presença digital são: Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube, TikTok, Pinterest, entre outros.

O importante é lembrar que cada rede social tem o seu próprio objetivo, público e tom de voz.

Enquanto o LinkedIn é uma rede social corporativa e exige um linguajar mais formal, o Instagram e o TikTok abrem portas para um conteúdo mais descontraído.

Site ou loja virtual

Se sua empresa busca levar a presença digital para além das redes sociais, o próximo passo é a criação de um site profissional.

Seja um site institucional ou uma loja virtual, ter um site próprio aumenta a credibilidade e autoridade da marca.

Além disso, ter um site ajuda o cliente a entender o negócio da empresa e faz com que ele tenha um acesso rápido a todos os serviços e produtos ofertados.

Aqui, é importante fazer uma otimização de SEO no site para que ele seja encontrado facilmente pelas pessoas no Google.

E-mail marketing

O e-mail marketing ainda é uma das formas mais eficazes de se comunicar com as pessoas e pode ser uma boa pedida para quem quer aumentar uma presença digital já existente.

Seja para enviar promoções, conteúdos de valor ou avisos, é importante planejar o que será enviado para não incomodar o leitor.

Se você quer começar a fazer e-mail marketing, é preciso ter um e-mail profissional e obter os endereços de e-mail de seus clientes de forma espontânea — ou seja, nada de comprar listas de e-mails pela internet!

A captação de e-mails pode ser feita através de newsletter, da oferta de cupons de desconto ou conteúdos ricos, como ebooks e infográficos.

Aqui, o ideal é não encher a caixa de entrada dos seus leads com diversos e-mails. Pense em quais são as dores de seus clientes e envie e-mails regulares, mas com um espaço de tempo entre eles para não tornar a comunicação intrusiva.

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e essencial para que seu negócio seja encontrado nos resultados de pesquisas do Google.

A ferramenta ajuda pessoas a buscarem empresas e encontrarem informações sobre ela, como:

  • telefone;
  • site;
  • endereço;
  • horários de funcionamento;
  • avaliações pelos usuários;
  • perguntas e respostas.

Essa é uma ótima forma de aumentar a presença digital da sua empresa, além de gerar mais interações com os públicos.

Ainda, o Google Meu Negócio ajuda a conquistar mais clientes e aumentar a credibilidade da empresa.

Tráfego pago

O tráfego pago é uma forma de publicidade que pode contribuir para a presença digital de uma empresa.

Seja através do Google Ads, Facebook Ads ou outras plataformas, é possível segmentar muito bem qual público será atingido.

Com pequenos investimentos, já é possível começar a investir em campanhas digitais pagas em diferentes plataformas e mensurar os resultados atingidos.

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