Serviço de Hospedagem: 9 Dicas Para Escolher a Melhor Opção

Para qualquer empresa ter sucesso hoje em dia, é indispensável estar na internet. Porém, construir um site e colocá-lo no ar não é tão simples quanto parece.

Entre os diversos passos necessários, está a escolha de um serviço de hospedagem.

Mas com tantos provedores de hospedagem disponíveis no mercado, o processo de decisão acaba se tornando difícil.

Por isso, nós da StartSite levantamos nove fatores que você precisa levar em consideração antes de contratar um serviço de hospedagem para seu site. Confira!

  1. Tipo de hospedagem

Antes de qualquer coisa, é preciso definir se você irá escolher uma hospedagem gerenciada ou não-gerenciada. A diferença entre as duas é quem fará a administração do servidor.

hospedagem gerenciada ou nao gerenciada startsite wordpress
Serviço de Hospedagem: 9 Dicas Para Escolher a Melhor Opção 3

Na hospedagem não-gerenciada, você é responsável pela manutenção do servidor. Já na gerenciada, há uma equipe de especialistas em tecnologia responsável por administrá-lo e resolver eventuais problemas técnicos.

  1. Estabilidade (Uptime)

O uptime, ou tempo de disponibilidade, é o tempo em que o servidor está disponível para o usuário. Na prática, é ele que define se o seu site estará ativo na internet ou não.

O seu site ficar fora do ar impacta diretamente no negócio da empresa, por isso, um bom uptime é essencial.

Ao escolher um serviço de hospedagem, seja ela gerenciada ou não, avalie qual o percentual de uptime do provedor. As melhores empresas de hospedagem oferecem disponibilidade de servidor acima de 99%.

  1. Tráfego estimado

Antes de escolher o melhor serviço de hospedagem, é preciso identificar o volume de tráfego esperado para o seu site, ou seja, qual a média de acessos mensais que o seu site irá ter.

Isso porque muitos serviços de hospedagem limitam a quantidade de acessos mensais, para não sobrecarregar o servidor de forma indevida.

De qualquer forma, se o plano contratado não for de tráfego ilimitado, é interessante escolher um que abranja mais acessos mensais do que o seu site já tem. Assim, caso haja um pico de tráfego em algum momento, o seu site não ficará fora do ar.

  1. Armazenamento de dados

Todo site exige um espaço de armazenamento, seja por conta dos códigos, imagens ou vídeos que o compõe.

Assim, ao contratar esse serviço, é preciso avaliar os planos de armazenagem de dados. Há empresas que inclusive oferecem esse armazenamento em nuvem.

O melhor serviço de hospedagem é aquele que se encaixa nas necessidades do seu negócio. Por isso, identifique o quanto o seu site ocupa espaço no armazenamento e escolha o melhor plano para você!

  1. Carregamento do site

O carregamento do site é importante por conta da experiência do usuário, que tende a desistir de sites lentos. Além disso, a velocidade de carregamento é importante para o seu site aparecer nos primeiros resultados do Google, já que ele penaliza as páginas que demoram demais.

Assim, é preciso verificar se o provedor de hospedagem oferece uma boa velocidade no carregamento dos sites.

  1. Segurança de dados

A segurança das informações é um dos fatores mais importantes a ser considerado ao escolher um serviço de hospedagem.

Isso é importante não só para proteger as informações da sua empresa, mas também de seus clientes. No caso de lojas virtuais, em que há transações e dados financeiros, essa segurança é indispensável.

Hospedagem Segura WordPress
Serviço de Hospedagem: 9 Dicas Para Escolher a Melhor Opção 4

Configurações de firewall, detecção de malwares e atualizações de segurança são alguns dos serviços que os provedores de hospedagem devem oferecer.

  1. Backups periódicos

Outro ponto a se avaliar na escolha do serviço de hospedagem é se há a realização de backups automáticos do site. Assim, caso algum fator externo faça com que os arquivos do seu site se percam, é possível recuperar todas as informações.

Mas atenção: se você contratou um serviço de hospedagem não-gerenciada, o responsável pelos backups do site será você!

  1. Atendimento e suporte ao cliente

Um provedor de hospedagem deve não só oferecer um bom serviço, mas estar sempre disponível para responder dúvidas e solucionar problemas inesperados.

Por isso, é essencial ver quais são as formas que o provedor de hospedagem fornece para que você entre em contato e quais são os horários de atendimento.

A reputação da empresa também é um fator a se levar em consideração. Confira quais são os feedbacks de quem já é cliente daquele provedor, para garantir que ele realmente seja a melhor escolha.

  1. Benefícios extras

Há uma diversidade grande de provedores de hospedagem disponíveis hoje e cada um conta com sua particularidade. Por isso, é interessante avaliar quais são os benefícios e vantagens extras de cada um.

Na StartSite, por exemplo, está incluso no serviço de hospedagem o certificado SSL e registro de domínio gratuitos.

Com todos esses pontos, deu para ver que escolher um serviço de hospedagem não é uma tarefa fácil, não é?

Mas se você levar em conta os pontos levantados nesse post, você vai conseguir com facilidade contratar o melhor serviço de hospedagem para o seu negócio.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Fale agora com um de nossos especialistas!

Compartilhar: