Uma landing page é uma página na internet com o objetivo de conversão e é uma estratégia central dentro do Marketing Digital.
Diferente de um site institucional, uma landing page tem menos elementos, com foco apenas em fazer com que o usuário realize uma ação em específico, seja a ela a compra de um produto, download de um material ou inscrição em um evento.
Neste artigo, você verá oito dicas para criar uma landing page, otimizá-la e aumentar a conversão da página.
8 Dicas Para Criar uma Landing Page
1. Tenha um título e subtítulos chamativos
Quando falamos e dicas para criar uma landing page, a primeira coisa que temos que ter em mente é que, se o início dela não for atrativo, dificilmente os usuários irão se sentir motivados a continuar lendo.
Por isso, é muito importante que o título da sua landing page chame a atenção e instigue a pessoa a ler o resto da página.
Além disso, é importante que os títulos e subtítulos sejam claros sobre o que está sendo oferecido na landing page.
2. Deixe as informações bem claras
Uma landing page de alta conversão deve ir direto ao ponto e responder as principais dúvidas do visitante. Algumas das perguntas que as pessoas podem ter são: o que é o produto/serviço? Como ele funciona? Qual o preço?
Essas informações devem ser descritas com clareza ao longo da página, para que não reste nenhuma pergunta no visitante e você tenha mais chance de realizar uma conversão na landing page.
Uma forma de verificar se as informações estão claras é pedir para alguém que não estava envolvido na construção da landing page e do produto a ler a página.
Assim, você terá um feedback direto e conseguirá otimizar a página para que ela esclareça todas as possíveis dúvidas do visitante.
3. Use CTAs claros e atrativos
O Call to Action, também chamado de CTA, é um convite para a pessoa realizar uma ação.
Em uma landing page, os CTAs costumam estar em forma de botões e em frases no imperativo, como: “Compre agora”, “Faça sua inscrição” e “Baixe o material”.
Para o Call to Action de uma landing page, é importante deixar claro para o leitor qual é a ação a ser realizada.
Além disso, é importante que o CTA seja atrativo, tanto visualmente quanto na parte textual, para que as pessoas cliquem com mais frequência.
4. Evite usar imagens genéricas
Os elementos visuais de uma página acabam sendo mais atrativos do que os textuais. Assim, evite fotos de bancos de imagens ou que sejam muito generalistas.
Afinal, um modo de aumentar a conversão de uma landing page é fazer com que a pessoa se identifique com a sua oferta.
Mostrar imagens do produto ou serviço e até mesmo colocando vídeos didáticos ajudam o leitor a entender do que o produto ou serviço se trata e aumenta as chances de conversão.
Use os elementos visuais da landing page ao seu favor! Antes de escolher uma imagem ou vídeo, veja se eles fazem sentido com a proposta da página.
5. Peça apenas o necessário no formulário
Uma das principais dicas para criar uma landing page que muitas vezes passa despercebido, é na hora de criar um formulário.
A maioria das pessoas é relutante em dar informações pessoais online. Por isso, no formulário é importante pedir apenas as informações essenciais para o seu visitante.
Caso o seu produto seja um conteúdo em pdf, por exemplo, só é necessário pedir o nome e e-mail da pessoa. Porém, se a sua conversão é uma venda de produto, é importante pedir nome, CPF e dados financeiros, por exemplo.
Reflita sobre quais informações são realmente necessárias para que o seu cliente não se sinta desconfortável e aumente as suas chances de conversão.
6. Deixe a página responsiva para mobile
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), o celular é a principal forma de acesso à internet no Brasil.
Essa pesquisa foi feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019 e mostra que os smartphones são encontrados em 99,5% dos domicílios com acesso a internet no país.
Isso mostra que uma das dicas para criar uma landing page mais essenciais, é ter um site ser adaptado a dispositivos móveis. Se a página for responsiva, você poderá ter uma alta taxa de conversão.
Uma página responsiva significa que ela irá se adaptar a qualquer tamanho de tela, seja em computador, tablet ou celular.
Assim, você garante uma melhor experiência do usuário.
7. Garanta a segurança da sua página
Manter a segurança e privacidade das informações de um cliente é essencial para qualquer website.
Para isso, existe o Certificado SSL, que criptografa os dados sendo transferidos e impede que eles sejam lidos por terceiros.
Sites com esse certificado de segurança possuem um símbolo de cadeado ao lado da barra do navegador. Assim, um site seguro (ou não) é facilmente identificado por um usuário.
Para evitar problemas e aumentar a credibilidade de sua landing page, é essencial que ela conte com um certificado SSL.
8. Diminua a velocidade de carregamento da página
De acordo com o Google, o tempo de carregamento ideal para um site é de até 2 segundos.
Quanto mais demorado é o carregamento da página, maior é a chance de as pessoas desistirem de acessá-la.
Por isso, é muito importante que sua landing page esteja otimizada para que o carregamento seja o mais rápido possível.
Isso pode ser feito diminuindo o tamanho dos arquivos de imagem, reduzindo o tempo de resposta do servidor e eliminando recursos JavaScript e CSS não utilizados.
Essas foram algumas dicas para criar uma landing page. Agora que você já sabe como otimizá-la, é hora de colocar o conhecimento em prática e melhorar a sua taxa de conversão!
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